Afinal, o que é um manancial? Mananciais são fontes de águas alojadas no subterrâneo ou na superfície, em forma de rios, lagos, lençóis freáticos e represas, por exemplo. É deles que vem a água utilizada para o abastecimento público da população.
Os mananciais consistem em fontes usadas para a retirada de água para abastecimento e consumo pelas pessoas e para usos industriais e agropecuários. Mas a exploração exagerada dos mananciais resulta em diversos problemas ambientais. Para controlar esse impacto, existe uma lei federal de 1989 que protege essas áreas.
Proteger os mananciais de água é dever de toda sociedade. Proteger os mananciais de água nunca foi tão importante para a manutenção da vida dos ecossistemas terrestres. ... Por isso, só há possibilidade de assegurar um desenvolvimento estável com a recuperação e a conservação da qualidade da água disponível.
Castro e Barros (1995) apontam alguns fatores a serem considerados na escolha de um local de extração de água: • Condições de fácil entrada em qualquer época do ano; • Qualidade da água do manancial; • Distância da captação à estação de tratamento de água; • Facilidade de operação e manutenção ao longo do tempo; • ...
Como a água chega nas casas? A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. ... Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade.
Um tratamento convencional é composto das seguintes etapas:
O principal processo para obtenção de água limpa para consumo envolve a filtração. Mas também podem ser adotados outros processos de limpeza da água, como a destilação. A filtração ocorre com o uso de um recipiente para a remoção de impurezas que possam estar presentes na água.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Fervura. Ferver a água é também um método bastante seguro para tornar a água potável, em áreas que não têm filtros ou purificadores, no entanto, para garantir que os micro-organismos foram eliminados, é recomendado passar a água por um pano limpo e, depois, ferver a água por, pelo menos, 5 minutos.
Etapas de tratamento da água
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
Tratamento de água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Resposta. Usar diferentes métodos de separação de misturas, como a captação do lixo maior e mais visível e depois tratar a água com cloro e outros químicos para matar bactérias e outras impurezas..
As etapas do tratamento da água. A água que chega potável nas casas dos consumidores pode ser captada em rios, reservatórios, represas ou em outros modelos de armazenamento. ... Ao chegar nos tanques de tranquilização, o primeiro grande reservatório das estações, a água passa por grades que retiram as sujeiras maiores.
Sendo assim, podemos concluir que toda água contaminada é poluída, mas nem toda água poluída está contaminada. ... A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes.
Bom, em grande parte, é possível despoluir os rios, sim. Em um rio há vários tipos de “impurezas”: as resultantes de ações antrópicas e as naturais. ... Quanto às impurezas de origem natural, elas fazem parte do ciclo hidrológico.
A boa notícia é que é possível recuperar um rio poluído. Basicamente, é preciso remover a fonte de contaminação, ou seja, garantir que o esgoto não seja lançado no rio sem o devido tratamento, retirar os contaminantes e contar com a vigilância da população.
Além das estações de tratamento de água, como as usadas no Tâmisa e no Han, existem outros métodos que podem ajudar a recuperar um rio. A instalação de barras de proteção ao longo de seu curso, por exemplo, retém o lixo sólido vindo da chuva e facilita bastante a retirada desse material.
O processo de despoluição de rios e lagoas atravessa gerações e um dos exemplos mais famosos de todo mundo é o do Tâmisa, na Inglaterra. Apelidado de “o grande fedor”, o rio demorou cerca de 150 anos para ser completamente limpo.