Quando as autoridades foram chamadas para investigar, descobriram níveis de radiação na fábrica de até 180 mSv/hr. Hoje, em menos de um minuto qualquer pessoa exposta a esses níveis excederia a dose anual considerada segura em muitas partes do mundo. A 80 km da fábrica ficava a usina nuclear de Chernobyl.
EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO Para que uma pessoa seja contaminada, o material radioativo deve entrar em contato com ou penetrar o corpo. Quando uma pessoa é exposta a certos tipos de radiação, essa energia pode penetrar o corpo. Quando uma pessoa faz uma radiografia, ela é exposta à radiação, mas não é contaminada.
A contaminação radioativa pode acontecer por meio de ingestão, inalação, injeção ou absorção de material radioativo por meio da pele --como, por exemplo, por meio de um ferimento exposto. Por essa razão, é fundamental utilizar equipamentos de proteção ao lidar diretamente com materiais radioativos.
trifólio
Radiação são variados tipos de energia na forma de partículas ou de ondas eletromagnéticas que se deslocam no espaço. ... Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento.
Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama.
A quantidade de 40K em uma banana será mínima e dose de radiação decorrente da ingestão desta será desprezível. Tanto que quando a radiação é considerada baixa, alguns apelidam de ´dose equivalente a uma banana´ .
As bananas contêm Potássio-40, que é um isótopo potássio considerado radiativo. Mas para que o corpo comece a apresentar sinais dos efeitos nocivos da radiação é preciso entrar em contato com uma dose de 100 rems (unidade de medida que indica a quantidade de radiação).
Comer mais de seis bananas por dia pode ser fatal. O potássio, que está presente no fruto, auxilia ao funcionamento adequado das células e mantém o batimento cardíaco regular, ajuda a à libertação de insulina do pâncreas para controlar os níveis de açúcar e mantém a pressão arterial controlada.