Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos. Molares— trituram os alimentos, estes dentes possuem várias cúspides na superfície de mordida.
“Normalmente, as crianças iniciam a perda dos dentes de leite aos 5 ou 6 anos. Mas as que tiveram os primeiros dentinhos mais cedo tendem a trocá-los mais precocemente. Quando isso ocorre, pode haver um atraso na erupção dos dentes definitivos e perda de espaço para os novos.
Isso significa que os dentes da frente provavelmente serão os primeiros, sendo seguidos pelos dois próximos de cada lado, e assim por diante. Esses dentes de leite vão cair entre a idade de 6 e 12 anos.
Contudo, Andréia reforça que o mais indicado é deixar o dente cair naturalmente. Já em casos mais complicados, o dentista pode ajudar. “Se o dentinho mole está atrapalhando na mastigação, gerando dor e desconforto, ou até se o dente permanente já apontou e outro está resistindo firme e forte”, exemplifica ela.
A odontopediatra Bia Queiroz explica que quando o dente fica mole, normalmente cai sozinho, naturalmente. “O único motivo para preocupação é se por acaso o permanente desvia do caminho original e aparece em outro local, aí muitas vezes o dente de leite vai precisar ser extraído no consultório”, explica a dentista.
É importante não forçar para remover o dente antes do momento ideal. Isso pode prejudicar a dentição permanente, caso o dente permanente não esteja no momento certo de erupcionar, além de poder causar dor, muito sangramento e consequente trauma na criança.
Portanto sempre que você notar algum dente permanente nascendo sem que o dente de leite tenha caído, leve a criança na Odontopediatra para uma avaliação. Normalmente a extração é bem simples, feita com anestesia e sem dor.
Se seu filho está passando por essa fase agora, pode ficar tranquilo! Não há risco algum em arrancar os dentinhos, desde que eles estejam bem amolecidos e apenas “pendurados” na cavidade oral. Mas é preciso ter muita atenção, pois isso só vale quando o dente realmente já está bem molinho.
Os primeiros passos do dentista "Por meio de um exame clínico e radiográfico o dentista consegue avaliar em que fase de formação está o dente permanente e se é necessária a extração do dente de leite, para que a erupção ocorra dentro do período de desenvolvimento adequado".
Quando o dente é retirado e não existe sangramento, é o melhor sinal de que o dente foi removido no momento certo. Após a remoção do dente o mais indicado é fazer bochechos com água corrente e esperar pelo menos, cerca de 30 minutos para comer ou tomar algo.
Ao dormir você pode usar dois travesseiros. - Fazer compressas geladas nas primeiras horas após a extração. O ideal é proteger a pele com vaselina ou uma toalha, por 20 minutos alternados com períodos iguais sem a compressa. - Evitar falar, abrir a boca o mínimo possível no primeiro dia.
O que fazer se o dente de leite não cair Pois a demora do tratamento pode ocasionar complicações e outros problemas. Quando levado ao médico veterinário, a extração dos dentes decíduos é a melhor opção. Podendo acontecer entre os 5 ou 6 meses de vida do animal. Não espere um ano para realizar esse procedimento.
Para tais afecções, os antibióticos mais eficazes são: espiramicina-metronidazol, metronidazol, amoxicilina-ácido clavulânico, clindamicina e doxiciclina.
Os cães nascem desdentados e por volta das duas semanas de vida os primeiros dentes de leite começam a crescer. A partir do terceiro a sexto mês começa a queda dos dentes. Alguns dos dentes podem acabar sendo engolidos pelo próprio cachorro ou apenas caem no chão.