Tendência Libertária 4. Tendência Liberal Tecnicista 5a Questão (Ref.: Fórum de Dúvidas (0) Saiba (0) Quanto à relação professor-aluno na educação libertadora é certo afirmar: Educadores e educandos mantém uma relação vertical, cabendo ao mestre o comando e a direção de toda a atividade pedagógica.
Avaliação libertadora não é só um evento, digamos, um estado de coisas, é também um salto. Trata-se de uma avaliação que protesta ( contra toda e qualquer forma de exploração) e uma avaliação que desperta ( desperta para uma outra forma de organização social mais justa, menos feia).
O professor é apenas um elo de ligação entre a verdade científica e o aluno, é o técnico responsável pela eficiência do ensino. O aluno é um ser fragmentado, espectador que está sendo preparado para o mercado de trabalho para "aprender a fazer".
A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. ... A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal.
Educação formal é de grande importância para a formação das crianças e dos jovens. Por meio das práticas cotidianas, eles têm a possibilidade de acessar conhecimentos significativos para o mundo do trabalho, para a emancipação individual, entre outras funções.