Para a fisiologia, homeostase é a estabilidade do organismo, ou seja, é o estado de equilíbrio do corpo em relação a todas as suas funções e composições químicas. ... biologicamente falando, é um processo de regulação no qual um organismo encontra-se e mantém-se em constante equilíbrio.
Entre as variáveis que devem permanecer em equilíbrio para que haja a homeostase, podemos destacar a temperatura corpórea, o pH dos líquidos corporais, a pressão arterial e a frequência cardíaca. Para garantir a homeostase, o nosso organismo conta com alguns recursos: o sistema nervoso e o sistema endócrino.
A regulação homeostática refere-se ao conjunto de processos que os sistemas biológicos utilizam para se manterem em homeostasia. O estado de doença pode ser caracterizado como uma situação de desequilíbrio homeostático de um ser vivo, desestabilizando o sistema orgânico. ...
Existem dois tipos de mecanismo de retroalimentação: positiva e negativa. O mais comum e mais importante é a retroalimentação negativa. Neste caso a concentração aumentada de um hormônio inibe a produção deste mesmo hormônio, geralmente através da interação com o hipotálamo e hipófise.
→ Feedback positivo O feedback positivo, diferentemente do negativo, aumenta o estímulo que gera desequilíbrio, fazendo com que os valores estejam cada vez mais diferentes do padrão. Eles ocorrem em menor quantidade no nosso corpo e nem sempre são benéficos.