Quando se estuda o absolutismo monárquico, é frequente vermos a frase “O Estado sou Eu', proferida pelo Rei Sol, Luís XIV. É correto dizer que essa frase: ... c) explica o Estado francês da época erroneamente, já que o rei não governava de fato.
Resposta. O Absolutismo foi o sistema político e administrativo dos países europeus que concentrou todo o poder nacional no rei e tornou absoluta a vontade do monarca.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Explicação: Os mecanismos utilizados foram: A criação do exercito nacional , Controle do legislativo ,Controle sobre a justiça , Controle sobre a finança e Burocracia estatal.
Alguns países da Europa passaram pelo regime absolutista, mas os principais reinos absolutistas foram França, Espanha e Inglaterra. Os principais monarcas do regime absolutista foram: Elizabeth I – rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 a 1603.
o Absolutismo surgiu uma nova sociedade, fundamentada no Capitalismo. Foi criado o Estado Absluto que é a união dos feudos desmembrados formando um Estado forte, sob o domínio de um Rei absolutista. No Absolutismo posso defini-lo como um período onde o Rei mandava e o povo tinha que obedecer.
Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo. Dentro da monarquia absoluta os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto.
A sociedade de corte define-se, epocalmente, pela sociedade europeia do Absolutismo monárquico, cristão e do Barroco, a sociedade, dir-se-ia, do Antigo Regime que cairia com a Revolução Francesa de 1789. Estes fazem parte da sociedade corporativizada da sociedade de corte, onde a cabeça é o rei. ...
Cortes (do termo latino cohors) foram políticos de carácter consultivo e deliberativo das monarquias tradicionais pelo rei, ou em seu nome, as diferentes classes sociais estabelecidas três Ordens: o Primeiro Estado, que correspondia ao "braço" do clero; o Segundo Estado, que era o "braço" da nobreza; e o Terceiro ...
Três camadas principais constituíram o antigo regime: o clero, a nobreza e a burguesia. Clero – Também conhecido como Primeiro Estado, era formado por: abades, bispos, padres, frades e monges. Esse grupo representava 1% da população.
Nascida no seio de uma nobreza que ultrapassava a linha do feudalismo em direção à monarquia, a etiqueta foi o instrumento criado por uma classe dominante que tinha como principal objetivo destacar a que classe social cada pessoa pertencia. ...