A alfazema é utilizada desde as antigas civilizações, já que a ela são atribuídas alguns poderes mágicos a limpeza astral. Muitas pessoas utilizam o perfume em banhos para descarregar o corpo de energias negativas, estando em contato com pessoas e ambientes carregados.
A alfazema é uma planta medicinal versátil, que pode ser usada para tratar vários tipos de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de insetos na pele, por exemplo, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas Esta planta também pode ser ...
A planta alfazema, também conhecida como lavanda ou lavândula, é um arbusto de porte pequeno, com folhagem longa e estreita e flores de cor lilás ou azul. É conhecida principalmente por seu perfume fresco e suave, que compõe sabonetes e colônias e, por ser medicinal, é usada em florais e na aromaterapia.
Alfazema é um chá calmante indicado para auxiliar desintoxicar o organismo, a saúde da pele, melhora a digestão, combater insônia e ansiedade, reduzir inflamações, entre outros benefícios.
A alfazema é uma planta medicinal com propriedades calmantes conhecidas por serem aliadas no tratamento de ansiedade, depressão e estresse. Além do chá de alfazema, a erva também pode ser utilizada na forma de óleo essencial.
Lavanda tem propriedades relaxantes e digestivas. A planta também é bactericida e fungicida, ideal para ajudar quem tem problemas alérgicos, como rinite. Além de tudo isso, funciona também como um repelente de insetos. Anote como fazer um aromatizador de ambientes!
Margareth Linhares: Além do perfume, a Lavanda ou Alfazema, como é conhecida no Brasil, pode ser utilizada também como fonte medicinal analgésica, sedativa, antiinflamatória, antiséptica, relaxante e calmante. Além disso, a cor lilás já é 'calma' e isso ajuda.
Antissépticas e anti-inflamatórias: alivia a pele em caso de picadas de insetos e queimaduras leves. Digestivas: diz-se que o chá de lavanda pode ajudar a acalmar náuseas, gases e dores de estômago. Relaxantes: ajuda a aliviar a ansiedade, o nervosismo, o estresse e a insônia.
Pode, desde que ele fique em um ambiente ensolarado. A Lavanda fica linda em janelas e varandas. Os principais cuidados para mantê-la em um vaso são: Água: A planta deve ser molhada apenas quando o solo do vaso estiver seco.
Óleos de melaleuca e lavanda combatem a acne adulta Para usar, basta um pouco do óleo e um cotonete. "Limpe a pele do rosto e passe um pouco de óleo vegetal de sua preferência na espinha, e com a ajuda de um cotonete, aplique uma gota de óleo essencial de lavanda ou melaleuca", aconselha a terapeuta.
Para usar o óleo essencial de lavanda e obter seus benefícios, você pode utilizar um aromatizador pessoal. Outra opção é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, espalhar de 10 a 12 gotas de óleo essencial no ar de casa – ou qualquer outro ambiente – ou adicionar de cinco a seis gotas em seu banho relaxante.
Na hora de dormir, você pode diluir cinco gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de sopa de óleo de gergelim e aplicar um dedo úmido no entre-cenho, outro na altura do coração e massagear a canela e os pés com o restante.
Coloque de 2 a 3 gotas do óleo essencial no aromatizador, que irá liberar o aroma no ambiente. Além disso, é possível utilizar um difusor de ambiente. Assim, basta pingar as gotas do óleo no difusor e deixá-lo no cômodo.
Óleos Essencial de Lavanda O mais famoso dos óleos essenciais para se acalmar, o óleo essenciais de lavanda é indicado por aromaterapeutas para reequilibrar o sistema nervoso, combatendo estresse e ansiedade e proporcionando relaxamento corporal e facial.
Extraídos das plantas, esses óleos favorecem o relaxamento e nos ajudam a dormir melhor
A maneira mais comum de utilização da aromaterapia é por meio de difusores, que podem ser encontrados facilmente em lojas de produtos naturais. Outra possibilidade é pingar algumas gotinhas do óleo essencial no travesseiro antes de dormir ou mesmo na roupa de cama.
CONFIRA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FLORAIS PARA DORMIR
Eles atuam em nosso organismo restaurando a energia curativa e proporcionando o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Os óleos essenciais são encontrados em várias plantas na forma de pequenas gotas entre as células, onde agem como hormônios reguladores e catalisadores.
Ingestão. Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos e proporcionam benefícios à saúde, porém a segurança depende muito de cada tipo de óleo essencial, aplicação e reação do organismo da pessoa. Nunca ingira óleo essencial sem ter certeza sobre sua segurança e quantidade indicada, pois são extremamente concentrados.