Após anunciar a alteração no número de vagas do concurso IME 2021/2022, o Instituto Militar de Engenharia, vinculado ao Exército Brasileiro, informa novo cronograma para realização das provas objetivas.
Ressaltamos também que no site do IME você encontra todas as informações, incluindo o manual do candidato.
Os testes físicos para o concurso do IME – Exército CFG Ativa ou Reserva poderão ser realizados em até duas tentativas para cada uma das tarefas, de forma que a segunda tentativa ocorra apenas no outro dia.
Até o dia 19 de outubro será divulgada a relação de classificados para a segunda fase. Na etapa serão feitas cinco provas, com questões objetivas e discursivas, divididas da seguinte forma:
Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME); e ter no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados no período de 1o de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).
- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que não desejam seguir a carreira militar).
As especialidades mencionadas anteriormente serão optadas pelos candidatos ao final do ciclo básico, conforme sua classificação durante essa etapa e número de vagas disponibilizadas.
A isenção será concedida aos dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados, doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou membros de família de baixa renda.
Mas é preciso lembrar que essa prorrogação somente ocorrerá em um caso: a candidata que estiver grávida terá assegurada a inscrição no ano seguinte, junto com futuros aprovados no próximo certame.
O IME vai divulgar até o dia 23 de dezembro o IME a lista de candidatos aprovados no EI. Após essa divulgação, os classificados ainda deverão se submeter às demais fases da seletiva, compostas pela Inspeção de Saúde (IS) e Exame de Aptidão Física (EAF). As etapas serão realizadas pelo IME em janeiro.
Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.
Portanto, antes de se inscrever no concurso, leia com atenção os detalhes dos documentos, que foram publicados na edição de 1º de junho de 2021 do Diário Oficial da União (DOU), nos links certificados abaixo:
As provas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro – RJ, Vila Velha – ES, São Paulo – SP, São José dos Campos – SP, Campinas – SP, Porto Alegre – RS, Belo Horizonte – MG, Juiz de Fora – MG, Curitiba – PR, Salvador – BA, Recife – PE, Belém – PA, Campo Grande – MS, Fortaleza – CE, Teresina – PI, Brasília – DF, Goiânia – GO e Manaus – AM.
O Exame Intelectual (EI) do IME é composto por duas fases. Na primeira fase os candidatos passam por prova objetiva com 40 questões de Matemática, Física e Química, prevista para ser aplicada no dia 10 de outubro.
A oferta do IME aos candidatos da Ativa é de 80 vagas, sendo 16 vagas reservadas para candidatos negros. Para a Reserva são 12 vagas, sendo duas destinadas aos candidatos negros.
Reserva (para candidatos que não desejam seguir carreira militar): Ter no mínimo 16 anos de idade e no máximo 21 anos completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).
Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
- Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (destinado aos(às) candidatos(as) que desejam seguir a carreira militar);
Os candidatos ao Quadro de Oficiais da Ativa, depois que se formarem, serão nomeados Primeiro-Tenente, com direito ao soldo de R$ 8.245,00, conforme tabela publicada em 2019.
Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME; e ter no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.
Será realizada na data provável de 10 de outubro de 2021, conforme novo cronograma publicado, e terá 40 questões, se as vagas forem para o CFG da Ativa ou da Reserva, assim distribuídas:
É o estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia, voltado para o emprego militar, e pela pesquisa básica, tendo como finalidade precípua formar recursos humanos para atender às necessidades do Exército Brasileiro.