Quando Se Usar Hifen?

Quando se usar hifen

Palavras compostas ligadas por preposição perderam o hífen: mão de obra, lua de mel, dia a dia, boca de urna, pé de moleque, pão de ló, queda de braço, cara de pau, olho de sogra, brigadeiro do ar, camisa de força, maria vai com as outras, passo a passo, faz de conta, calcanhar de aquiles.

Hífen

Exceções à regra: O hífen não deverá ser usado nas palavras compostas quando já se perdeu esta noção de composição: paraquedas, paraquedista, paraquedismo, mandachuva, pontapé, madressilva, girassol.

Como regra, com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (AO), as palavras com prefixos levam hífen, se as letras forem iguais, como "anti-infecioso" ou "anti-infeccioso", e não se separa o prefixo se as letras forem diferentes, como em "antimatéria". Na nova grafia, se o prefixo terminar em vogal e o elemento da composição que lhe segue começar por <r> ou <s>, a consoante deverá ser dobrada, como em "minissaia", em vez de "mini-saia", na grafia pré-acordo.

REGRA 7: O hífen deverá ser usado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra e quando a segunda palavra começa com h.

Curiosidades populares

Curiosidades populares

a) nas palavras em que o prefixo ou falso prefixo termina com vogal e o segundo elemento começa com s ou r, casos em que essas consoantes devem se duplicar: antessala, antessépalo, antessentir, antirreumático etc;

–fantasma: use hífen nos compostos em que a palavra “fantasma” assume papel de adjetivo, sugerindo a existência aparente, de fachada, de algo. Assim, grafam-se com hífen palavras compostas como entidade-fantasma, empresa-fantasma, conta-fantasma, cheque-fantasma. Não use aspas.

Adjetivos pátrios: com as formas adjetivas afro, anglo, euro, franco, indo, luso, sino e assemelhadas, use hífen quando o segundo elemento é outro adjetivo pátrio, e a palavra, dessa forma, envolve mais de uma nacionalidade, etnia ou região de origem. Exemplos: afro-brasileiro, anglo-saxão, ibero-americano, euro-asiático, luso-brasileiro.

Quando não se usa o hífen?

k) nas palavras formadas com prefixos tônicos pré-, pró- e pós seguidos de palavras de vida autônomas na língua: pré-escolar, pré-natal, pós-graduação, pró-educação etc;

REGRA 8: O hífen não deverá ser usado quando a segunda palavra começa com uma letra diferente da última letra do prefixo.

REGRA 10: O hífen é utilizado na colocação pronominal, na ênclise e na mesóclise, ligando o pronome oblíquo átono ao verbo.


Quais são as diferenças entre hífen, meia-risca e travessão?

<br>
<strong>Quais são as diferenças entre hífen, meia-risca e travessão?</strong>

d) nos topônimos compostos iniciados pelos adjetivos grã, grão ou forma verbal, ou cujos elementos estejam ligados por artigo: Grã-Bretânia, Grão-Pará, Passa-Quatro etc;

Cadeia vocabular: use hífen para unir termos que se combinam sem necessariamente formar vocábulos. É o caso de encadeamentos do tipo: Ponte Rio-Niterói, linha Norte-Sul, Rodovia Rio-São Paulo, estrada Rio-Petrópolis. 

Exercícios resolvidos sobre o uso do hífen

i) nas palavras formadas com os prefixos circum- e pan-, desde que o segundo elemento comece com vogal, m ou n: circum-adjacente, circum-navegação, pan-americano etc.

a) usa-se hífen na maioria dos substantivos e adjetivos compostos cujos elementos têm acentuação própria e formam uma unidade significativa: guarda-civil, conta-gotas etc;

Exceções à regra: Algumas locuções são escritas com hífen, por serem já consagradas pelo uso: cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, arco-da-velha, água-de-colônia, ao deus-dará, à queima-roupa.

Regras de uso do hífen alteradas no último acordo ortográfico

Exceções à regra: As formas monossilábicas do verbo haver não deverão ser escritas com hífen quando conjugado com a preposição de: hei de, hás de, há de, hão de.

Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.

✔ Como se escreve sombrinha?

A forma correta de escrita da palavra é sobrinha, com o na primeira sílaba. A palavra subrinha, com u, não existe, estando errada. Sobrinha é o feminino de sobrinho. Os substantivos sobrinha e sobrinho indicam uma relação de parentesco.

✔ Tem guarda chuva?

A forma correta de escrita da palavra é guardachuva, com hífen, visto ser uma palavra composta hifenizada. A sequência guarda chuva, sem hífen, está errada.

✔ Qual Guarda-chuva comprar?

Melhores Guarda-Chuva de 2022
ModeloDescriçãoMelhor Preço
All-Weather Elite GFUM60NWLTMelhor Guarda ChuvaR$ 983,74 na Amazon
SUPER BRELLAMelhor Guarda Chuva para Usar no CarroCompre na Amazon
CHRIS DOPPLERMelhor Guarda Chuva Compacto e ResistenteR$ 110,00 na Amazon
Skip HopMelhor Guarda Chuva para CriançasCompre na Amazon

✔ Como comprar um Guarda-chuva?

5 DICAS PARA A HORA DE COMPRAR SOMBRINHAS OU GUARDACHUVAS
  1. Com a chuva vem o vento. …
  2. Em que momento vou usar essa Sombrinha? …
  3. A sombrinha faz parte do seu look, então ela tem que combinar com a sua roupa. …
  4. Mantenha seu estilo faça chuva ou faça sol. …
  5. Seja precavido(a) pelos outros também.

✔ Como usar corretamente o Guarda-chuva?

Muito além de proteger, o guardachuva pode ser um aliado útil no dia a dia
  1. Use para secar roupa. …
  2. Limpe um lustre. …
  3. Cubra os pratos do piquenique. …
  4. Destaque-se da multidão com um guardachuva. …
  5. Restrinja a água pulverizada às plantas. …
  6. Dê apoio às plantas. …
  7. Crie um suporte instantâneo.

✔ Como Guarda-chuva?

Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDACHUVA, com hífen, é a grafia correta.

✔ Qual o material que é feito o Guarda-chuva?

Guardachuva, chamado ainda de sombrinha, é um objeto usado para proteção contra sol e chuvas que consiste em um aramado suportado por uma haste, que sustenta uma tela feita geralmente de material plástico.

✔ O que é conceito Guarda-chuva?

SubstantivoEditar (Linguística⚠) conceito guardachuva, expressão guardachuva: conceito ou expressão que designa, contém ou descreve uma vasta gama de objetos e tem vários significados. … (Direito⚠) contrato guardachuva: contrato que possui objeto amplo, impreciso e não claramente definido.

✔ O que é o que é Guarda-chuva?

Significado de Guardachuva substantivo masculino Objeto portátil, de tamanho variável, com armação flexível, coberta de tecido impermeável, que protege da chuva ou do sol quando aberto; sombrinha. Etimologia (origem da palavra guardachuva). De guardar + chuva.

✔ Qual a origem do Guarda-chuva?

A invenção do guardachuva Dizem que a inventora do equipamento foi Lu Mei, uma jovem chinesa que havia feito uma aposta com o irmão mais velho. Os dois combinaram que tentariam inventar um equipamento para proteger as pessoas da chuva e Lu saiu vencedora.

✔ Quem inventou o Guarda-chuva invertido?

Pensando nessa falha na funcionalidade do tão útil guardachuva, a start-up alemã Suprella criou um novo modelo do item e ele é incrível. Ao invés de abrir do jeito convencional, o objeto tem um sistema de abertura inversa que facilita na dinâmica do mesmo.

✔ Quem inventou o Guarda-sol?

Tempos modernos. Em 1928, Hans Haupt inventou o guardasol de bolso.

✔ Qual o tecido usado para fazer Guarda-chuva?

Tecido Nylon 70 Resinado P/ Forros, Guarda Chuva, Etc – 3mts.

✔ Para que serve o Guarda-sol?

Um guardasol (chapéu-de-sol ou sombrinha) é uma espécie de guarda-chuva de maiores dimensões que se fixa geralmente nas areias das praias a fim de se obter sombra e uma maior proteção da luz do sol.