Há 45 anos, o Rio de Janeiro entrava para a história da aviação mundial ao receber o primeiro voo comercial do lendário jato supersônico Concorde. No dia 21 de janeiro de 1976, pela primeira vez na história um avião de passageiros voava em linha regular acima da velocidade do som.
17 de dezembro de 1903: Os Irmãos Wright realizam o primeiro voo de aeroplano, com impulsão mecânica ("catapulta") chamado Wright Flyer. 5 de outubro de 1905: Wilbur Wright voa por 40 minutos, recorrendo 39 km. 14 de outubro de 1905: A Fédération Aéronautique Internationale (FAI) é fundada em Paris.
Orville Wright
de 1906
O “São Paulo”, o primeiro avião inteiramente construído no Brasil, em 1910, tinha a sua fuselagem inspirada na aeronave Blériot, no entanto, outras características deixavam-na como uma verdadeira preciosidade em termos de invento.
14-bis
Após trabalhar com diversas ferramentas para voar, como propulsores, geradores de ar quente, hélices e trem de pouso, Dumont conquistou seu maior desafio.
Isto é fundamental porque o trem de pouso gera arrasto aerodinâmico durante o voo. ... Com isso, ele aumenta o consumo de combustível, dificulta o ganho de velocidade (airspeed) e pode até mesmo atrapalhar nas curvas, pois seu formato interfere na aerodinâmica do avião como um todo.
Frank Whittle
QUANTO A DISPOSIÇÃO DAS RODAS: Trem de pouso convencional – O trem principal fica na frente do avião, e possui uma bequilha na parte traseira do avião. QUANTO A MOBILIDADE: Trem de pouso Fixo – Não possui sistema de retração, permanecendo estendido durante o voo.
Significado de Bequilha substantivo feminino Roda ou haste curva do avião, instalada na extremidade póstero-inferior da fuselagem, e que funciona como auxiliar do trem de aterrissagem.
Infra-estrutura que suporta o peso de uma aeronave quando em contato com o solo ou com a água, e em geral contém um mecanismo para a redução do choque de pouso. O termo abarca também as rodas principais de pouso, a roda de cauda (bequilha), o patim da cauda, etc.
Com a aeronave parada em solo, o piloto aciona o reverso e aplica potência no motor. Dessa forma, o ar que dá impulso ao deslocamento do avião é direcionado para frente, e a aeronave se movimenta para trás. Nos aviões turbo-hélice, o sistema de reverso é um pouco diferente.
Pedais. Controlam o leme de direção e movimentam o avião para a esquerda ou a direita – ao pressionar o da direita, o jato vira para a direita. No pouso, servem para parar o avião: empurrando a ponta dos dois pedais para baixo, o piloto freia as rodas do trem de pouso principal, situado no meio do avião.
Para realizar uma curva, é necessário coordenar as ações do aileron e do leme de direção. Para virar à esquerda durante o voo, o piloto inclina o avião (baixa a asa esquerda) com o aileron e utiliza o leme de direção para movimentar o nariz do avião. Para isso, são utilizados os manches e os pedais.
No caso de aviões, os freios são independentes. Então, o freio que tá no meu pé esquerdo, ele vai frear só a roda que tá aqui do lado esquerdo. E o freio que tá no pé direito, vai frear a roda do lado direito. Então, eu utilizo tanto o pedal do trem de pouso, quanto o pedal de freio pra poder fazer essas curvas.
Agora vamos aos fatos. Os aviões voam por conta da sustentação gerada pelo ar que passa pelas asas. Isto é, para que eles se mantenham no alto, é necessário que as turbinas estejam ligadas e criando um grande fluxo de ar pela fuselagem da aeronave. Caso não haja esse fluxo, o avião perde sustentação e despenca.
A solução apareceu em outro princípio da física, enunciado pelo suíço Daniel Bernoulli: quando a velocidade da passagem do ar por uma superfície aumenta, a pressão diminui. ... Essa diferença de pressão “suga” a asa para cima, gerando um empuxo suficiente para fazer o avião levantar.
Os spoilers ficam na parte superior das asas e são acionados quando o avião toca o solo, reduzindo a sustentação das asas para firmar a aeronave no solo e possibilitar a frenagem ao longo da pista.
A expressão é usada quando alguém revela o desfecho ou uma informação importante sobre filmes, séries ou livros que o usuário ainda não assistiu ou leu. Spoilers podem ser dados por texto, foto ou vídeo com acontecimentos importantes sobre uma história.
Spoiler provém da língua inglesa e é uma peça aerodinâmica de automóveis destinada a melhorar a estabilidade e a aderência do veículo, equipamento que modifica o fluxo de ar e com isso aumenta a eficiência do consumo de combustível ou a manobrabilidade de um automóvel. Também podem possuir função estética.