Dentre os motores monofásicos, os motores de fase auxiliar são os que possuem maior aplicação. Normalmente são usados em compressores, máquina de lavar roupas, bombas d'água, etc. Nos motores de fase auxiliar sem capacitor, o enrolamento auxiliar fica ligado em paralelo com o enrolamento principal durante a partida.
O capacitor de uso instantâneo normalmente ligado em motores de torque elevado é ligado em um conjunto centrífugo com platinado, atuando junto com a bobina auxiliar do motor. Após o motor atingir mais ou menos 75% da rotação convencional, a chave centrifuga desliga o capacitor através do contato do platinado.
Para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 127 divido por 2, que é igual a 63,5 ohms.
1º passo: Faça o curto circuito novamente para liberar qualquer resto de energia elétrica que esteja armazenada no capacitor. 2º passo: Coloque o multímetro na escala de continuidade, e coloque as pontas de prova nos terminais do capacitor e espere alguns segundos para que ele possa ser carregado.
No Multímetro Analógico
Comece medindo a continuidade em cada bobina (sempre com o compressor desconectado da rede elétrica). Se não houver continuidade, o compressor está queimado. Cheque também se as bobinas estão de acordo com as resistências ôhmicas informadas na ficha técnica do compressor.
Como saber se o problema é no compressor Para isso é necessário verificar a capacitância. Ela não pode estar abaixo do nominal. Além disso, é preciso realizar testes básicos para descobrir a tensão e a corrente. E os equipamentos utilizados para esses testes são um multímetro ou um alicate de amperímetro.
É possível que ele não esteja ajustado para uma temperatura fria o suficiente, ou até que ele não esteja funcionando corretamente. Você descobre isso mexendo na temperatura e esperando para ver como o refrigerador reage.