O aterramento elétrico tem três funções principais: Proteger o usuário do equipamento das descargas atmosféricas, através da viabilização de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosféricas. “Descarregar” cargas estáticas acumuladas nas carcaças das máquinas ou equipamentos para a terra.
Não liga lo você estará apenas dispensando uma proteção que atende principalmente o usuário. Mas ligar ele ao fase você estará desviando a energia para um ponto mais próximo do usuário o que não é costumeiro de acontecer mas ocasionar uma possível descarga elétrica no usuário.
Com as pontas de prova, mede-se entre uma fase e o terra a tensão entre elas, que deve ser de 127 volts ou 220 volts conforme medição entre fase e neutro. Se a tensão medida for igual, significa que o aterramento é muito bom.
Se um fio encostar em outro (fase e neutro, por exemplo), não havendo um aparelho para entregar a energia, mas sim um percurso de muito baixa resistência, a corrente torna-se intensa a ponto de colocar em perigo a instalação.
As funções de condutor neutro e condutor de proteção (tratados pelos íntimos como “terra”, “cabo terra” ou “fio terra”), apesar de frequentarem na maior parte das situações os mesmos potenciais, exercem funções diferentes nas instalações elétricas de baixa tensão. ...
PORTANTO NÃO PODEMOS LIGAR TERRA E NEUTRO,. Por tanto se for entrada padrão dá concessionária e feita uma derivação do neutro para o terra, sendo assim é junto o terra e neutro na entrada daí para frente continuar com fase e fase , neutro e terra OK. ... PORTANTO NÃO PODEMOS LIGAR TERRA E NEUTRO.
O aterramento não é feito para servir de retorno das correntes de desequilíbrio entre fases. Se assim fosse não haveria necessidade do fio neutro no caso monofásico, bastaria aterrar o neutro das cargas. A função do aterramento é proporcionar uma referência comum para as tensões do sistema.
Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V.
Cabo elétrico de bitola 1,5 mm² suporta corrente de 15,5 ampères sem aquecer. Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer....Como calcular o tamanho da bitola (Espessura)
Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. ... Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque.
Chave Teste
Primeiro você vai ligar a chave e engatar a marcha ré. Depois vai tirar o plug da lanterna, no caso do led é muito simples, é só ir testando até acender, você sabe qual é o positivo porque o resistor do LED fica sempre no polo positivo.
Se observarmos melhor a tomada, ela tem as identificações nos terminais, essas identificações mostram onde deve-se instalar o cabo fase, neutro e terra....A norma brasileira ABNT 14136 fala melhor sobre este posicionamento:
1- Coloque a ponta da chave em um dos buracos da tomada; 2- Coloque o dedo na outra extremidade da chave; 3- Caso a lâmpada da Chave Teste acenda, significa que nesse buraco se encontra o fio Fase (positivo), se não acender, significa que nesse buraco se encontra o fio Neutro (negativo).
Quando você vai medir alguma coisa em corrente contínua, a ponta vermelha deve ser colocada no ponto onde você espera que haja uma tensão mais alta ("positiva"), e a ponta preta, num lugar onde você espera que a tensão seja mais baixa ("negativa" ou "neutra").
Re: Descobrir qual é o fio positivo ou negativo do alto-fala A resposta é simples: - Pegue a bateria e dois fios. Enconte-os nos pólos, se o movimento do cone for pra frente, então os pólos são como os da bateria (+/-), se o movimento for pra dentro, então está invertido.
Conecte o fio rotulado como positivo aos terminais positivos (vermelhos) na parte traseira do receptor e na traseira do alto-falante.
Os conectores localizados na parte traseira do player identificam a polaridade com o símbolo "+"(colorido) para positivo e "-"(preto) para negativo, a impedância e a posição. Os fio devem sempre respeitar a polaridade e as caixas devem ter a mesma impedância do conector.
Inverter o alto falante utilizando a mesma caixa, pode danificar o mesmo, ao utilizá-lo em um volume elevado. Por isso se sua caixa está projetada corretamente para o alto falante, não inverta! Ou seja, o volume interno da caixa com alto falante invertido, será maior e isso vai alterar os resultados do teste feito.
P2– Basta ligar o cabo P2 na entrada da caixa de som e no seu computador, mas na mesma entrada. Logo após, ligue a caixa e faça um teste de som, pois a confirmação depende diretamente disso. UBS– O processo é muito parecido com o citado acima, mas apenas a entrada que é bastante diferente.
O Cabo P2/RCA é tradicional e mais simples de todos e faz a conexão entre dois equipamentos. Desta forma, é utilizado para conectar uma ponta em uma entrada auxiliar e a outra em um equipamento com saída de áudio, como celular, TV, aparelho de som ou qualquer outro dispositivo compatível.