A Mesopotâmia é uma das primeiras civilizações conhecidas e desenvolveu-se entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, atualmente onde é o território da Síria e, principalmente, do Iraque. Seu surgimento se deu por volta do ano 5.
O estudo da civilização mesopotâmica é fundamental para compreendermos características culturais presentes em nossa sociedade na atualidade. ... Os mesopotâmicos nos legaram importantes influências culturais.
Na Mesopotâmia as principais atividades econômicas eram a agricultura e comércio e no Egito agricultura, criação de animais e comércio exterior.
- O comércio, uma das principais atividades econômicas, era praticado através das caravanas (expedições de comércio em grandes grupos). Os comerciantes nômades percorriam extensas áreas para vender suas mercadorias ou comprar matérias-primas que não eram encontradas na Mesopotâmia.
Resposta. Os rios eram a principal fonte de alimentação e hidratação, por isso surgiam em torno deles pequenas cidades que criaram sistemas agricultáveis nas margens desses rios por isso o nome crescente fértil que foi dado devido os três principais rios da Mesopotâmia.
Durante a antiguidade clássica a forma de governo da mesopotâmia eram as monarquias, onde os reis detinham todo o poder, sendo que como exemplo disso temos o império Babilônico, onde a figura do rei detinha poder sobre todos os assuntos do estado.