Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
411) afirma que a didática como “a doutrina da aprendizagem; aquela parte da teoria pedagógica que investiga os métodos mais eficazes na prática dirigida do ensino” ou Faria Jr. (1981, p.
Ainda segundo LIBÂNEO: “A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos.
Tendo por base essa mudança que se processou em torno da concepção de ensino, Karling (1991, p. 23) sustenta que “ensinar é criar condições favoráveis para a aprendizagem do aluno: psicológicas, didáticas e materiais”. ... É facilitar e não forçar a aprendizagem. Ensinar é estimular e orientar a aprendizagem.
Aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Um fenômeno ou método diretamente relacionado com o ato ou efeito de aprender. ... Ela é um processo contínuo, pois as pessoas estão a todo momento assimilando novos conhecimentos e informações – seja de modo formal ou informal.
O aprendizado vem antes do desenvolvimento, ou seja, a aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento desde o nascimento da criança, o que esta aprende é a base fundamental para o seu desenvolvimento dentro do seu ciclo de vida.
O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor. ... O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, no decorrer do processo.
As habilidades cognitivas aprendidas na infância são de extrema importância, pois elas possibilitam a condição da criança em lidar com diversas situações. ... A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa.
Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário: disposição do sujeito para relacionar o conhecimento; material a ser assimilado com “potencial significativo”; e existência de um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades ...
Aprender fazendo (learn by doing) é botar a mão na massa e ser agente ativo em seu processo de desenvolvimento intelectual. A ideia é que, por meio da prática, a experiência educacional possa ser mais relevante. Também, que os educandos, estimulados pelo protagonismo da vivência prática, se demonstram mais engajados.
A construção do conhecimento é entendida como um processo dinâmico, sem fim, do qual a linguagem faz parte. ... A cada conexão estabelecida pelo cérebro humano, a partir das diferentes leituras das experiências vivenciadas pelo indivíduo, o conhecimento é construído e, portanto, é cumulativo.
Conheça os 4 pilares da educação da UNESCO
Garantindo o direito de Conviver Permitir que as crianças participem da organização da convivência do grupo e, então, envolvê-las nas tarefas que viabilizam o cotidiano, como organizar o ambiente das refeições ou acomodar os brinquedos.