Codificação na CID-9
Entenda a lombalgia CID m545 A lombalgia é a dor na região lombar, na parte mais baixa da coluna. ... Em geral, as doenças ortopédicas estão previstas no Código Internacional de Doenças (CID) no código “ CID – 10 M”. A lombalgia geralmente está enquadrada no CID 10 – M54. 5 (Dorsalgia – Dor na lombar baixa).
Este problema frequente é um tipo de artrose que causa uma série de alterações na coluna lombar, cervical ou dorsal, afetando os ossos, ligamentos, disco intervertebral e nervos, o que provoca muita dor e, muitas vezes, é incapacitante.
A espondiloartrose lombar é a artrose na coluna, que gera sintomas como intensa dor nas costas, causada normalmente pelo desgaste da articulação. Ela nem sempre tem cura, mas pode-se diminuir a dor através do uso de analgésicos, fisioterapia e da prática regular de exercícios.
A osteoartrite é a causa mais comum de espondilose cervical. Geralmente, os primeiros sintomas são andar instável e cambaleante, bem como dor e perda da flexibilidade no pescoço. A imagem por ressonância magnética ou a tomografia computadorizada pode confirmar o diagnóstico.
Espondilose é termo genérico para desgastes na coluna. Espondilose pode ocorrer em qualquer parte da coluna (cervical, torácica ou lombar) sendo discos e articulações os locais mais frequentes. Regiões anatômicas da coluna: cervical, dorsal e lombar.
As causas do surgimento de doenças degenerativas são relacionadas com aspectos genéticos, fatores ambientais, má alimentação e sedentarismo. Atualmente, não há cura e nem tratamento específico para essas doenças. O uso de medicamentos alivia os sintomas da doença e proporciona melhores condições de vida aos doentes.
A doença degenerativa da coluna é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da mesma e está associada a síndromes clínicas como doença degenerativa discal, discogênica, osteoartrite facetária, entre outras.