A gordura saturada é mais estável e menos oxidável. Gordura Insaturada - são em sua maioria, as gorduras de origem vegetal (óleos de milho, soja, óleo de algodão, girassol, arroz, canola, etc.) que na temperatura ambiente elas se apresentam na forma líquida.
As gorduras insaturadas colaboram com o aumento do colesterol bom (HDL). Como consequência, auxiliam na prevenção de doenças cardíacas e metabólicas. Elas também são fonte de ômega-3 e ômega-6, que têm como vantagem a redução do colesterol ruim (LDL).
As gorduras boas auxiliam na regulação da coagulação do sangue, assim como, controlam a insulina e os triglicerídeos sanguíneos. Algumas gorduras boas ainda diminuem a pressão arterial, prevenindo uma série de doenças. Vale muito a pena incluir as gorduras do bem na dieta!
Valor calórico é quase igual, mas integral é mais nutritivo e evita doenças. Especialistas explicam como fazer trocas para manter uma dieta equilibrada. Os alimentos refinados e integrais têm praticamente o mesmo valor calórico, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles.
O alimento integral é aquele que mesmo com a industrialização não tem a sua estrutura modificada e a concentração de minerais e vitaminas é maior nas cascas, onde estão também compostos importantes como as fibras.
Esse tipo de alimento também auxilia no emagrecimento, pois promove a sensação de saciedade por mais tempo e regula o intestino. Entram nessa categoria os pães e massas feitos com farinha que não passou pelo processo de refinamento, o arroz não-processado, e cereais como aveia.
Biscoito integral é fonte de fibras Mas esse não é seu único benefício! O ingrediente também é rico nos minerais cálcio e ferro, evitando tanto a osteoporose quanto a anemia, e nas vitaminas E, K e do complexo B.