Além da concepção de espaço, a liberdade de criação é então o ápice da característica moderna. Do mesmo modo, as famosas colagens surgem com obras incríveis, porque a experimentação de novos materiais ganhou abertura e mistura cultural também se fez presente.
abaporu
Origem e características da Arte Moderna Principalmente por conta da Revolução Industrial de 1840 (que trouxe diversas inovações tecnológicas). Além disso, algumas correntes nasceram no meio da Primeira Guerra Mundial (1914) tendo o conflito como principal forma de contextualização das obras.
Ausência de formalismo; Ruptura com academicismo e tradicionalismo; Crítica ao modelo parnasiano; Influência das vanguardas artísticas europeias (futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo);
O evento foi a expressão da ruptura com o passado, da renovação de linguagem, da busca pela experimentação e da liberdade de criação e da ruptura com o passado. 1º Dia: aberta oficialmente em 13 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna lotou o Teatro Municipal de São Paulo.
Modernismo no Brasil:
Teve seu surgimento no ano de 1940, trazendo como principal característica a forte oposição ao governo do ditador Antônio Salazar. Esta geração foi marcada pela publicação de Gaibéus, de Alves Redol, que é considerado um dos grandes representantes deste movimento.