Cilindro de Ciro II 539 AC História dos Direitos Humanos no Mundo - DHnet Direitos Humanos. Primeira Declaração dos Direitos Humanos, contêm uma declaração do rei persa (antigo Irã) Ciro II depois de sua conquista da Babilônia em 539 AC. Foi descoberto em 1879 e a ONU o traduziu em 1971 a todos seus idiomas oficiais.
O Cilindro de Ciro (539 a.C.) Mas foram as suas acções posteriores que marcaram um avanço muito importante para o Homem. Ele libertou os escravos, declarou que todas as pessoas tinham o direito de escolher a sua própria religião, e estabeleceu a igualdade racial.
O arqueólogo britânico Hormuzd Rassam descobriu o Cilindro de Ciro em março de 1879, durante um longo programa de escavações na Mesopotâmia, levado a cabo pelo Museu Britânico.
Conhecido hoje como o Cilindro de Ciro, esse registro antigo foi reconhecido como a primeira escritura dos direitos humanos do mundo. Ele está traduzido nas seis línguas oficiais das Nações Unidas e é análogo aos quatro primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
530 a.C. dezembro de 530 a.C. Ciro II (Kuruš em persa antigo), mais conhecido como Ciro, o grande, foi rei e fundador do Império Aquemênida, que reinou entre 559 e 530 a.C., ano em que morreu em batalha com os Masságetas. Pertencente à dinastia dos Aquemênidas, foi sucedido pelo filho, Cambises II.