Significado de Charque substantivo masculino Carne de vaca, salgada, seca ao sol, e cortada em tiras finas; carne-seca, jabá.
No Brasil, a carne-seca também é chamada carne do Ceará, ceará, carne do sul, charque, carne-velha, jabá, iabá,carne de sol, sambamba e sumaca. São mantas de carne, em geral carne bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação.
Significado de Carne-seca substantivo feminino [Culinária] Carne bovina muito salgada, seca ao sol ou ressecada com a ajuda de uma estufa; charque. expressão Estar por cima da carne-seca. Possuir uma situação financeira confortável ou estar numa situação melhor que os demais.
Carne-seca é a variação mais popular Por conta disso, ela também é a variação mais salgada e pode durar até 4 meses fora da geladeira (em temperatura ambiente).
Depois da dessalga devemos conservar a carne seca na geladeira e também sugerimos manter em todo o processo. Após a dessalgada a carne deverá ser conservada sob refrigeração e recomenda-se que seja consumida no máximo em 72 horas.
Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.
Uma boa dica é não salgar demais a peça porque ela vai ficar bastante tempo dentro da geladeira, então, a dica é temperar com pouco sal, alho, pimenta do reino e ervas. Se a sua geladeira tem uma potência maior, ela provavelmente vai durar, embalada em vasilhas de vidro fechadas hermeticamente, cerca de 4 dias.
Primeiramente, é preciso ter muito cuidado com a quantidade de sal. Aliás, temperar carne com sal grosso nem pensar, porque com o tempo a carne irá puxar todo o sal. Isso significa que você terá uma carne muito mais salgada do que colocou na hora de congelar.
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.
É a dessalga a jato: coloque 500 g de carne ou peixe na panela e cubra com água fria. Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue.
2- Método “urgente”
Método Rápido:
Dessalgar a carne é o segredo para uma boa feijoada, então se você não conseguir encontrar as carnes já dessalgada, tenha paciência e coloque cada carne em uma tigela separada, cubra com água gelada e vá trocando a água de hora em hora, assim é garantido que o sal todo seja removido.
Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água.
Como tirar o sal da carne de sol utilizando leite
Basta pingar algumas gotas de limão na panela do feijão, fechar e deixar ferver mais um pouco. Ao experimentar novamente, você terá percebido que a acidez da fruta ajudou a equilibrar o sal na receita. A dica está descrita no livro Sebastiana Quebra-Galho, da Editora Record.