1 – “PAI NOSSO, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;…” – Na frase inicial “Pai Nosso que estás nos céus” – Deixa claro que toda oração deve ser dirigida exclusivamente á Deus (ao Pai), que está no céu. E “Santificado seja o teu nome” – Nos diz para adorarmos a Deus, e louvá-lo por quem Ele é.
Assim como a Oração do Credo, a oração do Pai Nosso é uma das mais famosas. Alguns elementos como: pedido de perdão, proteção e até mesmo adoração, são encontrados nesta oração, tornando-a ainda mais preciosa. Ela não é uma oração obrigatória da religião católica, mas é tida como a principal entre os seus fiéis.
Esta expressão encontra-se na célebre oração “Pai Nosso”, que todos, ou quase todos, aprendemos de cor. A liturgia católica segue o texto do Evangelho segundo Mateus 6.
Terço da Misericórdia: uma oração pela humanidade
São eles: o "Sermão da Montanha", o "Discurso Missionário" (ou "da Missão"), o "Discurso das Parábolas", o "Discurso sobre a Igreja" e o "Discurso sobre o Fim dos Tempos". Todos foram relatados, em versões mais curtas, nos evangelhos de Marcos ou Lucas.
Reino de Deus e Reino dos Céus Esta frase aponta para o Rei (Deus), enquanto a expressão "Reino dos Céus" aponta para a origem do Reino.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
O Monte das Bem-Aventuranças (ou Monte das Beatitudes), está situado entre as cidades de Tabgha e Cafarnaum. Segundo a tradição cristã, foi o local em que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha e um dos locais escolhidos por Ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.
As oito "Bem aventuranças" ou "Beatitudes" que constituem o início do Sermão da Montanha, emanaram da plenitude do espírito de Jesus, e foram proferidas após uma noite inteira de comunhão com Deus, como diz o Evangelista.
Em Mateus 5:17, Jesus afirma que veio realizar a Lei e não destruí-la. Já em Marcião de Sinope no início do século II, a interpretação desta frase tem sido uma constante polêmica, incluindo visões extremas como a da abrogação das leis do Antigo Testamento.
No tempo de Jesus o sal tinha um papel fundamental na preservação dos alimentos, além de dar sabor. A lição de Jesus através desta metáfora basicamente diz que tal como o sal preserva e dá sabor aos alimentos, seus seguidores devem combater a deterioração moral e dar sabor a este mundo.
Significado de Mateus Nome Hebraico - Significado: Dom de Jeová.
Uma terceira explicação para a dependência literária dos evangelhos sinóticos afirma que o evangelho de Mateus foi escrito primeiro. Depois, Lucas utilizaria o evangelho de Mateus e o Evangelho segundo os Hebreus, além de outros evangelhos que circulavam na época.
A Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia hebraica) eBook Kindle. Os cinco primeiros livros da Bíblia hebraica : Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
O Livro de Obadias, também chamado de Livro de Abdias na Bíblia católica, faz parte da Bíblia hebraica, da qual é o menor livro, com apenas um capítulo, vem depois do Livro de Amós e antes do Livro de Jonas.