Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
Refere-se à capacidade de adquirir ou de absorver conhecimentos: aumento do aprendizado cognitivo. Diz respeito ao conhecimento, à cognição: a aluna apresenta bom nível cognitivo. Referência aos processos mentais e estruturais de tratamento da informação, especialmente no cérebro humano.
Relativo à cognição, ao conhecimento (ex.: desenvolvimento cognitivo; competências cognitivas).
As principais funções cognitivas são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. É a partir da relação entre todas estas funções que entendemos a grande maioria dos comportamentos, desde o mais simples até as situações de maior complexidade, e que exigem atividades cerebrais mais elaboradas.
Cuidadores e familiares devem incluir atividades na rotina dos idosos....Para trabalhar a atenção
6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil
Alguns exemplos de exercícios que podem ser trabalhados são: marchar em diferentes formas, com joelhos altos ou pernas esticadas, para frente, para os lados e para trás, variando os movimentos dos braços, em um determinado ritmo ou livremente (maneira mais fácil de desenvolver os movimentos coordenativos nos idosos).
Práticas de pouco impacto são as mais indicadas para quem está acima dos 60 anos. Caminhadas, atividades na água, alongamento, dança e musculação são atividades que desenvolvem flexibilidade, equilíbrio e força muscular, e que são de fácil realização para não causar lesões.