A cada 6,115 L de sulfeto de hidrogênio gasoso, H2S, borbulhado na água, verifica-se que 4,647 . 10-3 L reagem, sofrendo ionização e formando o ácido sulfídrico, H3O1+(aq) . S-2(aq); todo o volume restante continua na forma molecular. Baseado no grau de ionização (α), indique se esse ácido sulfídrico é forte, moderado ou fraco.
Define-se constante de ionização de ácidos e bases a relação entre o produto das concentrações dos íons e a concentração do ácido ou da base que formou esses íons quando estabelecem um equilíbrio iônico com a água.
Quando colocamos
A ionização é uma reação química que origina íons a partir de substâncias moleculares colocadas em água. Assim, podemos dizer que a ionização é o processo de formação de íons. Os ácidos são exemplos de substâncias que sofrem ionização quando colocados em água.
“O grau de ionização (α) é a porcentagem de moléculas do ácido dissolvido em água que efetivamente sofreram ionização.” Por exemplo, quando dissolvemos 1000 moléculas do ácido clorídrico (HCl) em água, a 18 ºC, 925 delas sofrem ionização, o que é uma quantidade grande e, por isso, ele é considerado um ácido forte.
O
A constante de ionização significa uma constante de equilíbrio de reações que envolvem íons. ... Nesta reação de dissociação chamamos de Ka a constante de ionização do H+, quando temos um ácido forte a concentração do íon hidrogênio H+ é elevada, tendo um valor mais alto.
Para aprender a representar uma equação de ionização, é importante relembrar os conceitos de ionização e de ácido: Ácido: Segundo Arrhenius, é toda substância que, quando adicionada à água, ioniza-se e forma um cátion hidrônio (H3O+ ou H+) e um ânion qualquer (X-). Assim, um ácido é sempre representado como HX.
A ionização é um processo químico, no qual átomos neutros adquirem carga elétrica (ânion ou cátion), isso em diversas situações, seja em líquidos, em sólidos ou em gases. Os ácidos, por exemplo, são substâncias que sofrem ionização quando entra em contato com a água.
Quanto maior o grau de ionização, mais forte é o ácido. Dessa forma, o ácido que, ao se ionizar, favorecerá um brilho mais intenso à lampada é o ácido cujo grau de ionização ultrapassa o valor de 50%, que é o HNO3.
Além do grau de equilíbrio/ionização, podemos definir também as constantes de equilíbrio e elas são bastante importantes. No nosso tópico de Reações em Equilíbrio e Equilíbrio Iônico nós falamos sobre elas, dá uma conferida lá =)
O
Para determinar o valor do Ki, é necessário fazer o seguinte: Passo 1: Montar a equação de ionização do ácido. Passo 2: Montar a expressão da constante de ionização do ácido acético. Passo 3: Determinar as concentrações de cada um dos participantes da expressão do Ki.
Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas. De acordo com a tabela, podemos classificar o HBr como ácido forte. Os produtos da reação são gás carbônico (CO2) e água (H2O). O H2CO3 é classificado como ácido fraco porque apresenta um pequeno grau de ionização (α ≤ 5%).
Além do grau de equilíbrio/ionização, podemos definir também as constantes de equilíbrio e elas são bastante importantes. No nosso tópico de Reações em Equilíbrio e Equilíbrio Iônico nós falamos sobre elas, dá uma conferida lá =)
Se o valor do grau de ionização for maior que 50%, o ácido é considerado um ácido forte, se for menor que 5%, será um ácido fraco; mas, se for maior que 5% e menor que 50%, é um ácido moderado, também chamado de ácido semiforte.
Bases fracas: são aquelas que liberam poucos íons quando estão dissolvidas em água ou fundidas. Bases fortes: são aquelas que liberam muitos íons quando estão dissolvidas em água ou fundidas.
Grau de ionização, representado pela letra α (alfa), se define como a relação entre o número de moléculas ionizadas e o número total de moléculas dissolvidas. ... Se avaliarmos 100 moléculas de HCl em meio aquoso, temos que apenas 92 sofrem ionização, ou seja, o Grau de ionização é de 92 %.
As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14. Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 3 (pH = 3). Como pH + pOH = 14, o pH dela é igual a 8 (pH = 8).
O pH de uma solução é o cologarítimo decimal de base dez, conforme expresso abaixo:
Uma maneira mais moderna de se medir o pH de uma solução é usando o aparelho phmetro, constituído basicamente por um eletrodo e um potenciômetro. O potenciômetro é utilizado na calibração do aparelho com soluções de referência, a medida do pH é feita com a imersão do eletrodo na solução a ser analisada.
Introdução ao pH Assim, o pH fornece uma forma de expressar o grau de atividade de um ácido ou de uma base em termos da atividade iônica do seu hidrogênio. O valor do pH de uma substância é diretamente relacionado pela relação das concentrações de íons de hidrogênio [H+] e de íons de hidroxila [OH-].
A sigla pH é utilizada para representar o potencial hidrogeniônico presente em uma determinada solução ou mistura. Esse potencial refere-se à quantidade (concentração molar ou molaridade) de cátions hidrônio (H+ ou H3O+) presentes no meio e indica se esse meio, ou mistura, é ácido, básico ou neutro.
O pH da pele não é neutro O pH de uma pele saudável é levemente ácido. De modo geral, ele fica entre 4,5 e 5,5. Esta faixa é chamada “pH fisiológico”. Se o pH sobe para alcalino ou cai para muito ácido, o equilíbrio natural da pele fica comprometido.
Um exemplo é quando utilizamos produtos de limpeza com o pH muito alcalino e ficamos com aquela sensação de repuxamento no rosto. Isso significa que além da limpeza, o produto também removeu a oleosidade natural da pele. Além disso, o nosso ritual de skincare também pode interferir no pH da nossa pele.
Para controlar os índices sem prejudicá-la, o ideal é o uso de produtos com pH neutro. Além disso, deve-se evitar o uso de cosméticos com fragrância ou corantes. Na dúvida, trate o rosto com loções de limpeza, hidratantes e filtros solares específicos para o seu tipo de pele e não exagere nos detergentes.
Liliane. " Ter um pH levemente ácido contribui para que ocorra proteção bactericida e fungicida em sua superfície. Entretanto com o avançar da idade, o pH da pele torna-se cada vez mais neutro ficando assim mais suscetível ao crescimento de bactérias devido à acidez reduzida".
Assim, um pH entre 4-4.
de 7 a 10