Resposta: O desfecho da Confederação do Equador ocorreu em 29 de novembro de 1824 com a vitória das forças Imperiais de D. ... O maior dos líderes da Confederação do Equador, Frei Caneca, foi condenado à morte por alta traição contra o Brasil.
Verificado por especialistas b) Os líderes que assumiam uma posição mais democrática defendiam a redução da carga tributária, independência e autonomia política como uma resposta à crise que estava assolando o mercado brasileiro durante aquele período.
A Confederação do Equador foi um movimento revolucionário ocorrido em 1824 na região Nordeste do Brasil. O objetivo da revolta era lutar contra o processo de escravatura, instaurar uma nova Constituição isonômica e trazer autonomia à organização político-administrativa da época.
Luís Alves de Lima e Silva
Os Maiores Líderes que já Existiram
Estrategistas famosos da história
Lider da confederação do equador condenado a morte pelo governo portugues a)frei caneca.
A principal medida centralizadora foi a Constituição que ele impôs, depois da Noite da Agonia, quando expulsou do Brasil os deputados favoráveis à federalização. Esta Constituição dava plenos poderes ao governo central de indicar e depor lideranças locais.
Diante disso, liderados por Manuel Carvalho Pais de Andrade e Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca, popularmente conhecido por Frei Caneca, a Confederação do Equador buscava a construção de um Estado independente, com capital no Recife (na época a capital do Império era o Rio de Janeiro) posto que criticavam a ...
A Confederação do Equador se formou quando aos pernambucanos se juntaram as províncias do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A participação do Ceará na Confederação do Equador devesse a dois aspectos; primeira a subordinação da capitania do Ceará a capitania de Pernambuco que durou de 1656 á 1799, e outro aspecto foi a influência da família Alencar na região do Cariri.
Em síntese, a Confederação do Equador - que ganhou esse nome em referência à proximidade do centro do conflito com a linha do Equador - foi um movimento contrário à centralização do poder imperial. Daí, portanto, seu caráter revolucionário e, no extremo, seu aspecto independentista com relação ao Brasil.
Resposta. Padres, artesãos, militares, juízes, proprietários de terra e outros setores da sociedade pernambucana. Espero ter ajudado, bons estudos!
Frei Caneca (1779-1825) foi um religioso e revolucionário brasileiro. Apoiou a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador em 1824, movimentos pela independência do Brasil. Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca nasceu no Recife, Pernambuco no dia 20 de agosto de 1779.
A troca do governo seria o último episódio que antecedeu a formação do movimento que ficou conhecido como Confederação do Equador, esse ganhou tal nome em razão de sua proximidade geográfica com a Linha do Equador. ... De outro lado, o governo imperial tomou medidas severas contra o movimento separatista.
Por conta da profissão de seu pai, que era artesão e produzia e vendia vasilhames, o Frei resolveu adotar (até como uma forma de valorizar as suas origens populares, humildes), o "apelido" de Caneca, mudando o seu nome para Frei Joaquim do Amor Divino Caneca.
Em 13 de janeiro de 1825, o frade carmelita, de 46 anos, frei Joaquim do Amor Divino Caneca, o Frei Caneca, foi executado por um pelotão militar em Recife por sua participação na Confederação do Equador, revolução separatista e republicana ocorrida em Pernambuco em 1824.
Frei Caneca defendia ideais de unidade e igualdade entre os homens. Por defender essas ideias, frei Caneca acabou se envolvendo em uma confusão e foi preso como rebelde. Na prisão, aprendeu conceitos pelos quais ele passou a lutar: o fim da opressão e a revolução.
13 de janeiro de 1825