EQST

Qual O Perodo Do Pr-modernismo?

Qual o período do Pré-modernismo?

O pré-modernismo foi uma espécie de ensaio para o modernismo brasileiro. Durante os anos de 1902 a 1922, o modernismo foi sendo forjado até fixar as suas bases. Nesse período, os problemas sociais, econômicos e políticos tornaram-se mais evidentes, e falar sobre eles era inevitável.

Por que não se pode dizer que o Pré-modernismo e uma estética literária?

O Pré-Modernismo não chega a ser considerado uma “estetica literária”, pois não há um grupo de escritores que seguem a mesma linha temática ou os mesmos traços literários.

São características do Pré-modernismo pode haver mais de uma correta ):?

O Pré-Modernismo não é considerado uma escola literária, mas um período de transição entre o Simbolismo e o Modernismo, momento esse que está envolto no espírito de renovação artística. No Modernismo, há o rompimento com o tradicionalismo (libertação estética, valorização do cotidiano, linguagem com humor).

Quais são as principais características das obras de Lima Barreto?

As obras de Lima Barreto apresentam uma linguagem coloquial e fluida. Uma das características é o teor satírico e humorístico presente em seus escritos. Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.

Qual a grande contribuição para a literatura de Lima Barreto como autor Pré-modernista?

Literatura. Lima Barreto foi um importante representante do período pré-modernista e autor de grandes obras, entre elas, Triste fim de Policarpo Quaresma. ... Pois bem, contextualizando tal obra, ora pertencente a Lima Barreto, torna-se necessário contextualizarmos também o período a que o autor pertenceu, o Pré-modernismo ...

Qual a obra mais importante de Lima Barreto?

Principais obras de Lima Barreto

  • Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909): romance.
  • As aventuras do Dr. ...
  • Triste fim de Policarpo Quaresma (1915): romance.
  • Numa e a ninfa (1915): romance.
  • Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919): romance.
  • Histórias e sonhos (1920): contos.
  • Os bruzundangas (1922): crônicas.

Qual foi a principal obra do escritor Monteiro Lobato?

O Sítio do Picapau Amarelo

O que Monteiro Lobato defendia em sua obra?

Além de entreter crianças, Monteiro Lobato também apoiava a extração do petróleo no Brasil. Isso mesmo. O autor de livros infantis também se dedicou à indústria e foi um dos fundadores da Companhia Petróleos do Brasil, inaugurada em 1931, logo após voltar dos Estados Unidos.

O que Monteiro Lobato fez?

Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 na cidade de Taubaté, estado de São Paulo. ... Monteiro Lobato, além de grande escritor, era um visionário. Precursor e maior autor da literatura infantojuvenil do país, foi também fundador da primeira editora brasileira, a “Monteiro Lobato e Cia”, em 1918.

Qual é o nome de batismo de Monteiro Lobato?

José Bento Renato Monteiro Lobato

Quais prêmios Monteiro Lobato ganhou?

53, passaram a ser concedidos, todos os anos, o Prêmio Machado de Assis, para conjunto de obras, o Prêmio ABL de Poesia, o Prêmio ABL de Ficção, o Prêmio ABL de Ensaio e o Prêmio ABL de Literatura Infanto-juvenil.

Quais são os principais personagens de Monteiro Lobato?

Dona Benta, Jeca Tatu, Narizinho, Emília, Cuca, Tia Nastácia, Pedrinho. Esses são personagens que fazem parte do imaginário brasileiro. Personagens criados por um brasileiro que amava o Brasil, e retratava, em seus livros, os costumes e figuras da nossa cultura.

Qual foi a causa da morte de Monteiro Lobato?

4 de julho de 1948

Quais eram as duas paixões de Monteiro Lobato?

São só escolhas minhas, paixões minhas, que se iniciaram na infância e que pelo meu ponto de vista são obras literárias infantis clássicas, que não podem ser deixadas de lado em nome de livros de textos mais curtos, de vocabulário facilitado.