Se não encontrar cavalinha, experimente fazer a calda de camomila que é ensinada neste programa para a Rádio Globo SP. Seja qual for o método escolhido para combater a ferrugem, adube sua planta com húmus de minhoca ou bokashi, senão, o problema vai voltar.
Como atacar: spray antiácaro de horticultura, água com sabão leve diluído, limpeza das plantas com pano e pano com álcool isopropílico são os principais meios de combater esses bichinhos. Mas faça cada uma das ações de uma vez, para não exagerar na dose (nada de sabão e álcool de uma vez!).
Manchas Simples
Manchas foliares em orquídeas podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus, cicatrizes de picadas de insetos e até mesmo por queimaduras, causadas pelo sol ou por respingos de produtos químicos.
- Cortar com cuidado as partes atacadas, queimando-as. - A parte sadia, replantar em substrato novo, depois de desinfetá-las, mantendo-as secas por 30 dias (somente pulverizar as folhas). - Aplicar sobre esse substrato e rizoma dois pacotinhos de canela em pó.
A podridão negra é a bacteriose de maior importância econômica das brássicas em geral. Este patógeno tem ampla distribuição, podendo causar perdas totais em cultivares susceptíveis e condições favoráveis ao patógeno. Esta doença ocorre em praticamente todas as espécies de brássicas.
Como o agente tem a capacidade de destruir os pectatos de cálcio presentes nas folhas, uma adubação com um adicional de Ca pode ajudar. Depois de arrancada as partes afetadas, o restante da planta pode ser pulverizada com sulfato de cobre ou tetraciclina (como forma de proteger o que não foi atingido).
A canela é um cicatrizante muito eficiente; A canela acelera o desenvolvimento de novas células. Pode-se usar a canela em pó logo abaixo das folhas, pois é um ótimo incentivador a brotação e, ao mesmo tempo, protegendo-as dos fungos; Parcimônia neste tipo de uso!
O melhor controle é preventivo: você pode separar essa Vanda das outras plantas, lavar as raízes em 1 litro de água com 3 ml de água sanitária e deixá-la secando por uns dois ou três dias.
Entre as várias utilidades da canela na sua horta e jardim, destaco: ajuda a enraizar as estacas, evita o aparecimento fungos, afasta pragas de insectos, entre outras. Conheça neste artigo alguns dos principais benefícios da canela no seu jardim ou horta e comece a incluí-la na rotina de cuidados das suas plantas.
PLANTIO - as mudas devem ser plantadas nas covas previamente abertas e adubadas e no período chuvoso. Posteriormente, as mudas recém-plantadas devem ser cobertas com palhas para protegê-las contra a radiação solar. COVA - de 30 a 60 dias antes de plantar, abra e adube as covas, que devem ter 40 x 40 x 40 centímetros.
Para fazer a água com canela, é simples: basta colocar um pedaço de canela em pau em uma jarra de água e deixar na geladeira durante a noite. Para levar a cor âmbar da canela à bebida, ferva uma xícara de água com um pau de canela, esfrie e use como um concentrado adicionado à água normal.
Como usar o mel como agente estimulador de enraizamento Para usar o mel como agente de clonagem, basta mergulhar o corte da rama no mel para criar uma fina camada sobre o tecido da planta cortada. Depois de mergulhar no mel é só colocar a pequena estaca no vaso desejado.
Para fazer um hormônio enraizador natural para estaquia do mel, dê alguns passos simples:
Como fazer estacas: Passo a passo
Passo a passo de como plantar rosa na batata
Corte o caule em um ângulo de 45 graus. Após selecionar os caules saudáveis, corte-os com um comprimento de 15 a 20 cm. Use uma tesoura de poda ou uma faca afiada para cortar logo a cima do primeiro conjunto de folhas em um ângulo de 45 graus. Tente tirar suas mudas de rosa pela manhã para que elas estejam hidratadas.
Faça um buraco no vaso e acomode a muda. Assim que plantar, imediatamente compacte a terra ao entorno da muda, dando firmeza à mesma. Ao propósito de torná-la bem firme, assim que fizer o plantio, você pode amarrar a muda a uma estaca, usando uma haste de madeira ou uma vara de bambu.
Ponha a roseira bem no meio do vaso e coloque o restante da terra com uma pá. Encha o vaso até a borda. Coloque a rosa perto de uma janela grande para que ela receba bastante luz solar. A minirrosa necessita de no mínimo seis horas sol por dia, portanto escolha bem o lugar.