DNA ligase é uma enzima de adesão de DNA. Se dois pedaços de DNA tiverem terminações complementares, a ligase pode ligá-las para formar uma molécula de DNA única e contínua. Na clonagem de DNA, enzimas de restrição e DNA ligases são utilizadas para inserir genes e outras frações de DNA em plasmídeos.
As enzimas de restrição ou também denominadas de endonucleases de restrição, são as ferramentas básicas da engenharia genética, desempenhando função de clivagem (corte) da molécula de DNA em pontos específicos, em reconhecimento a determinadas seqüências de nucleotídeos.
Biotecnologia é a aplicação dos conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. O profissional de Biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de biologia, química, física, estatística e informática.
Aplicações da Biotecnologia
A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica biotecnologia como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.
Biotecnologia é a tecnologia que utiliza de agentes biológicos (células) ou partes deles para a produção de bens ou serviços. Enquanto que tecnologia é a utilização de conhecimentos técnicos e científicos e a sua aplicação na transformação de ferramentas utilizados por ela.
A biotecnologia na medicina pode ser aplicada na manipulação de células e proteínas para a criação de vacinas ou na manipulação de embriões humanos para a fecundação artificial, uma questão que tem levantado dúvidas éticas em alguns setores da comunidade científica.
Simplificando, nada mais é do que a ciência que estuda a engenharia genética dos alimentos. A palavra biotecnologia só começou a ser utilizada no século XX, mas suas técnicas já existiam há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C..
Biotecnologia é a área de estudo e desenvolvimento de seres modificados em laboratório com o intuito de promover o aprimoramento de técnicas em vários setores da sociedade (indústria, saúde, meio ambiente, etc.). Acredita-se que os povos da antiguidade já utilizavam microrganismos na preparação de bebidas e alimentos.
A biotecnologia traz enormes benefícios à agricultura, desde o aumento de produtividade nas lavouras, redução de perdas e custos na produção, otimização do uso de agroquímicos, até a possibilidade de ganhos nutricionais nos alimentos.
A importância da biotecnologia para os seres humanos nas diferentes áreas de produção diz respeito aos grandiosos avanços tecnológicos operados no campo da biologia, principalmente àqueles de aplicação prática na área da saúde, na produção de alimentos e, sobretudo no campo do meio ambiente.