O processamento de pedidos representa várias atividades incluídas no ciclo do pedido do cliente. Mais concretamente, as atividades são: a preparação, a transmissão, o recebimento e expedição do pedido e o relatório da situação do pedido.
Para isso, devemos investir em tecnologia a fim de facilitar a separação dos pedidos e o traslado das mercadorias e diminuir o tempo necessário para cada etapa. É fundamental também melhorar o espaço de armazenagem e a capacidade de entregas por caminhão ou outro modal e otimizar as rotas de distribuição.
Os Custos com Processamento de Pedidos são os que menos impactam nos Custos Logístico Total pelo pequeno montante relativo de recursos financeiros. Apesar disto a sua inclusão deve ser necessária, pois em alguns casos este Custo pode significar o item de controle para a determinação do Nível de Serviço.
A atividade de processamento de pedidos é tratada como uma destas áreas principais dentro do processo logístico, pois, junto com os sistemas de transporte e a gestão dos estoques representam as atividades denominadas como sendo primárias dentro dos sistemas logísticos.
Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio. Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores.
Os principais objetivos da armazenagem são:
O almoxarifado de uma empresa responde pela guarda de materiais, de forma sincronizada, para que os produtos sejam organizados com agilidade e sempre que solicitados, estejam sempre disponíveis de forma rápida e prática. ... Potencialize seus resultados aumentando a produtividade e reduzindo os custos de sua empresa.