A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais. ... A transmissão de informação e formação política e sócio cultural é uma meta na educação não formal.
O que é o espaço escolar? O espaço escolar é, ao mesmo tempo, o conjunto de materialidades que compõem os varia- dos ambientes freqüentados por educadores e estudantes e o “espaço sentido”, o espaço de consciência onde se realizam as atividades de ensino e aprendizagem.
O espaço escolar é visto como uma fonte de experiências e de aprendizagem que, em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e marcas que comunicam e educam; a sua produção, distribuição, posse e usos têm um importante papel pedagógico.
Vale destacar que o espaço escolar deve ser acolhedor e prazeroso, deve trazer a sensação de abrigo que possibilite outras sensações, de autoconfiança, como o bem estar. Portanto, “Toda relação humana é educativa. Todo contato com criança deixa marcas que define posições” (REDIN, 1998, P 49).
Para começar, vale conhecer conceitualmente o que é espaço escolar, que consiste no local onde são realizadas as atividades, também referente ao mobiliário, objetos de decoração e recursos didáticos. Já o termo “ambiente” se trata de uma abordagem mais ampla.
É importante avaliar desde o tamanho das acomodações até as cores dos ambientes e mobiliários. Materiais que possuem objetivo pedagógico como murais e quadros, devem estar ao alcance visual dos alunos. As crianças, especialmente, aprendem na relação com o espaço.
Espaços de convívio social podem ser tanto públicos quanto privados, alguns como escolas, praças, lojas, mercados, casas etc.
O espaço de vivência é aquele habitável, onde os indivíduos podem viver e se formar, como: Escola e Trabalho.
O espaço de convivência é um momento de interação entre os alunos como agentes ativos a partir da zona de interesse individual de cada um, independe do estágio de aprendizagem que ele se encontra.
Existem várias formas de convivência em sociedade, a convivência em família, na escola, no trabalho, e nas redes sociais. Saber compreender e respeitar o outro é muito importante para a vida em sociedade. Cordial, Fraternal, Filial, Romântica, Empática, Compassiva.
convivência entre os diferentes é saber tolerar pessoas totalmente diferente de você, tanto na raça, como na forma de pensar, agir e falar.
15 dicas para conviver em sociedade
Resposta. Ter educação, respeitar os outros, sempre ter consciência dos seus atos são as regras para se viver bem em sociedade.
10 dicas para melhorar o seu relacionamento com as pessoas no trabalho