Resposta. Transporte ativo, vai contra o gradiente de concentração eletroquímico, com gasto de energia. Transporte passivo vai a favor do gradiente, sem gasto de energia. Ocorrem com o objetivo de difundir substâncias importantes para todas as células do organismo.
A difusão simples é um tipo de transporte passivo (não há gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.
"Para que o processo de difusão ocorra é necessário a existência de espaçamentos na estrutura dos materiais, de modo que a movimentação dos átomos seja facilitada. ... A existência de imperfeições estruturais é importante para a formação de ligas metálicas.
Resposta: A difusão é um importante processo para as células, pois permite a entrada de substâncias essenciais ao metabolismo celular e também permite a saída de excreções.
A difusão facilitada é o transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, sem gasto de energia metabólica da célula, permitindo a passagem de substratos (moléculas ou íons) de um meio mais concentrado para um menos concentrado, através da específica mediação de proteínas transportadoras, enzimas carreadoras ...