O acetileno é um gás incolor, instável, altamente combustível, e produz uma chama de elevada temperatura (mais de 3000° C ou 5400°F) em presença de oxigênio. ... O acetileno é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais, plásticos de borracha sintética.
O acetileno ou etino é um hidrocarboneto reconhecido por ser o alcino mais simples e importante do grupo. Ele é formado por apenas dois átomos de hidrogênio e dois de carbono: C2H2. Os seus átomos estão unidos através de uma ligação tripla, o que caracteriza os alcinos.
O carbureto de silício (SiC), um material cerâmico amplamente utilizado na indústria de refratários, de fundição e de abrasivos, é produzido, industrialmente, no forno Acheson, através do aquecimento de grãos de carbono (normalmente o coque verde de petróleo) e areia silicosa.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
São insolúveis em água. Os átomos da molécula de um alcano são conectados por ligações covalentes, que são ligações estáveis. Portanto, são compostos pouco reativos. São saturados, pois possuem apenas ligações simples (sigma – σ), e apresentam cadeia aberta (acíclicos).
Radicais são todos os agrupamentos atômicos que contêm uma ou mais valências livres e que não podem ocorrer em liberdade. ... O radical é uma partícula eletricamente neutra, ao inverso do íon que possui carga elétrica. • Radicais alquilas ou alcoílas. São considerados radicais monovalentes que são derivados dos alcanos.
Os principais radicais ou grupos orgânicos são obtidos por meio da cisão homolítica das ligações entre carbono e hidrogênio nos hidrocarbonetos, formando radicais monovalentes. Os radicais livres formados pela cisão de hidrocarbonetos são bastante instáveis, uma vez que os elétrons se agrupam em pares.
São radicais que apresentam apenas uma valência livre. Classificam-se, de acordo com a posição da valência, em: Alcoílas ou Alquilas: apresentam valência em carbono saturado. IUPAC: o uso da palavra “normal” ou da letra “n” para designar os alcanos não ramificados ou normais e os substituintes dos mesmos alcanos.
Radicais em Química Orgânica são conjuntos de átomos ligados entre si e que apresentam um ou mais elétrons livres (valências livres).
A cadeia principal começa à esquerda e termina à direita por ter as duas duplas e o maior número de carbonos possível (sete carbonos – prefixo é hept). Dessa forma, permanecem as ramificações metil (1 carbono) e etil (2 carbonos). Já a numeração iniciou-se à esquerda por estar mais perto das duas duplas.