A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, com clima subtropical, é o município mais frio do país, com médias anuais de 13 ºC. No inverno ocorre temperatura de -9 ºC, com geada e precipitação de neve. Campos do Jordão é uma cidade do estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, com altitude de 1.
Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano.
As 20 cidades mais frias do Brasil
Cidades mais frias do Brasil
A Antártida detém o título de lugar mais frio do mundo com mínimas que chegam a -89,2° C, além do clima muito seco e ainda precipitação que pode até mesmo matar.
Os climas frios estão presentes em regiões de latitude elevada e também nas partes altas de montanhas de grande altitude. Os principais climas frios são o clima polar e o de alta montanha. O clima polar está presente no extremo norte da Europa, no Ártico, na Groenlândia, extremo norte do Canadá e também na Antártida.
Urupema – SC Com temperaturas que já atingiram -3 ºC, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. O clima de lá é tão gelado que a cidade já apareceu na televisão por estar coberta de neve! A região é bem pequena e atrai turistas de diversos lugares do Brasil que amam o frio.
Frio (subpolar): Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas.
No mundo se classificam pelo menos dez climas, os principais são: Equatorial: possui temperaturas médias acima de 25°C; clima quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2000 mm. ... Tropical: temperatura variando em 20°C no inverno e 25°C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.
A zona climática do clima subtropical, ou seja, a porção regional que é abrangida por esse tipo climático, possui características climáticas comuns. Nessas regiões o verão tem curta duração e as temperaturas são oscilantes entre 21°C e 30°C. No período de inverno a temperatura oscila entre 0°C e 10°C.
O clima desértico é encontrado em regiões muito áridas, com baixíssima ou nula pluviosidade e amplitude térmica diária elevada. O clima desértico é encontrado em extensas áreas do planeta Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia.
Pluviosidade – a característica principal do clima mediterrâneo é a presença de duas estações do ano bem definidas: um verão quente e seco e um inverno com temperaturas mais baixas e maior presença de chuvas.
O Clima Equatorial denominado também como clima de floresta tropical é especialmente quente e úmido, e se define pela alta temperatura média do ar, que gira em torno de 24°C e 28°C, com uma média mensal superior a 18°C por causa da grande pluviosidade.
Em consequência da elevada pluviosidade, temperatura e umidade, o bioma característico das regiões de clima equatorial é a floresta equatorial, uma formação vegetal marcada pelo predomínio de árvores de grande e médio porte ,com formações higrófilas e latifoliadas.
Ou seja, é um clima quente e úmido, não havendo determinações quanto a estações do ano, pois suas temperaturas são altas durante todos os meses, além da grande quantidade de evaporação, o que leva a um aumento da umidade do ar, tendo, portanto, alta precipitação durante o ano todo, chegando a ultrapassar os 2.
Já no Clima Equatorial Semiúmido a média pluviométrica é mais baixa e possui duas estações bem divididas, a chuvosa mais longa e a seca. (Exemplo: Planalto Norte-Amazônico). É um clima muito quente e menos chuvoso que o úmido.
a) clima equatorial úmido: também conhecido como clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios, é o tipo climático que envolve praticamente toda a faixa da Amazônia localizada no Brasil, sendo basicamente controlado pela massa de ar Equatorial Continental.
O clima tropical de altitude atua nas áreas serranas da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) – zonas acima dos 800 metros em relação ao nível do mar. Devido a altitude elevada, as temperaturas são as mais baixas entre os climas tropicais.