REGRAS DO BOXE PROFISSIONAL
Regras: Não é permitido empurrar sem aplicar um golpe logo após, segurar, dar socos no rosto, chutar o oponente na linha abaixo da cintura, dar joelhada, cair ou sair da quadra, todas essas ações resultam em uma falta, cada falta cometida acrescenta um ponto a mais para o adversário.
No dia 7 de setembro de 1892 foram introduzidas no boxe as chamadas Regras do Marquês de Queensbury, que se tornaram a base do pugilismo moderno.
O objetivo dos atletas é desferir o maior número de golpes perfeitos no adversário ou conseguir nocauteá-lo. A luta com o tempo regulamentar tem, para a categoria masculino, três rounds de 3min cada e, para a categoria feminino, são quatro rounds de 2min cada.
Algumas ações são impedidas por normas gerais. São elas: golpear o adversário abaixo da cintura; chutar; atacar o adversário quando ele estiver caído; morder a orelha; atacar com a parte interna da mão, antebraço ou cotovelos; agarrar-se nas cordas de limite; agarrar o adversário em excesso.
Os golpes permitidos são aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdômen. Há golpes retos e curvos e os mais comuns são o jab, o cruzado, o direto e o gancho. ... Por exemplo, a combinação de jab-cruzado é muito comum. Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe.
Os principais golpes do boxe são: direto; jabe; cruzado; gancho; uppercut e jab-direto.
- Não são permitidos: joelhadas, cotoveladas, puxar o cabelo, atingir os olhos, estrangulamentos, entre outros de caráter violento ou desleal. - A luta deve ocorrer apenas na área do círculo azul escuro do tapete. O anel laranja é considerado uma área de "passividade" em que não pode ocorrer a luta.
Se uma contusão sofrida por manobra ilegal acidental for severa demais e causar a interrupção da luta pelo árbitro, a luta deve resultar em no contest se for interrompida antes de completar dois rounds disputados (em lutas de 3) ou antes de completados três rounds (em lutas de 5).
As lutas faziam parte dos esportes olímpicos praticados na Grécia Antiga no século VII a.C. Já a luta estilo livre é bem mais recente. Ela surgiu, na segunda metade do século XIX, em terras britânicas. Foram os imigrantes desta região que levaram a luta estilo livre para os Estados Unidos no final do século XIX.
Resposta: O atleta vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. O Aipenkuit têm certa semelhança no desenvolvimento da luta com o Idjassú. Não existe um juiz, e sim um observador indígena denominado de "dono da luta", cabendo aos atletas, reconhecer a derrota, vitória ou empate.
Aipenkuit é um estilo de wrestling tradicional brasileiro dos Paracatejê-gavião, do Pará, e dos Tapirapé e Xavante do Mato Grosso. Faz parte do Jogos dos Povos Indígenas como parte da modalidade luta corporal que é praticada como modalidade de demonstração.
idjassú: o vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. aipenkuit: os próprios atletas reconhecem o vencedor, o perdedor, e se houve empate no duelo, cabendo ao dono da luta apenas iniciar o combate e mante-lo integro.
Regras. O ambiente comum para que ocorram as disputas, deve ter solo com areia, argila ou grama, pois a regra básica do combate é derrubar o oponente no chão e encostar suas costas o suficiente para que seja considerado dominado. O sinal escolhido pelos caboclos e mantido pelos desportistas.
Oriunda das práticas de lazer dos caboclos da região do Arari, na ilha do Marajó, esta arte reúne características próximas a outras artes marciais como a Grego Romana, por exemplo. A Luta Marajoara foi praticada originalmente na Ilha do Marajó, região Norte do Brasil.
Mesmo sendo muito antiga no arquipélago marajoara, contudo, somente a partir dos anos de 2000 começou ganhar projeção quando foi incluída nos Jogos de Identidade Cultural do Marajó. " Foi quando ela [luta começou ser mostrada] ao Pará por meio da mídia nacional.
Os marajoaras ou cultura do Marajó foram uma sociedade que floresceu na Ilha de Marajó ou Rio Amazonas na Era pré-colombiana. Em uma pesquisa, o arqueólogo Charles Mann sugere datas entre 400 e 1600 para a cultura. Contudo, atividade humana desde 1000 a.C. já tinha sido reportada nesses locais.
A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
Significado de Marajoara adjetivo Que diz respeito à ilha de Marajó, na foz do Amazonas. Diz-se de certo estilo de ornamentação inspirado nos motivos indígenas da ilha de Marajó, aproveitado especialmente na arquitetura e na cerâmica.
A cerâmica marajoara é a mais antiga dentre as artes em cerâmica do Brasil. Ela começou a ser produzida pelos índios da Ilha do Marajó. Muito sofisticadas, as peças são elaboradas e feitas com técnicas diferentes de ornamentação.
A cerâmica Entre os vários objetos encontrados pelos pesquisadores encontram-se vasilhas, potes, urnas funerárias, brinquedos, estatuetas, vasos, pratos e tangas . ... A cerâmica marajoara é geralmente caracterizada pelo uso de pintura vermelha ou preta sobre fundo branco.
Sua importância reside no fato de ser considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas. ... A arte marajoara ora caracteriza-se pelo zoomorfismo (representação de animais) ou antropomorfismo (representação do homem ou parte dele), bem como a mistura das duas formas (antropozoomorfismo).
Usada principalmente em rituais, como o de iniciação da mulher, cultos de fertilidade e funerários, os vasos e urnas de cerâmica ganhavam desenhos e relevos. Assim como outros objetos de datações antigas, a cerâmica marajoara serve como ícone de um povo, e a arqueologia tenta descobrir seus significados.
Entre as características da arte marajoara presentes nos primeiros achados arqueológicos, destacam-se: a reprodução de figuras animais, o que também pode ser chamado de zoomorfismo; peças que apresentam o homem, ou antropomorfismo; cerâmicas que apresentavam uma forma composta por parte humana e parte animal.
Os vasos são adornados com faces humanas estilizadas e eram usados como urnas funerárias. Além disso, foram encontrados fusos, apitos, enfeites para os lábios, bacias, tangas de barro e estatuetas de divindades. Esses objetos culturais demonstram que esse povo havia criado uma sociedade bastante complexa.
De acordo com o material utilizado e com a técnica empregada, classifica-se a cerâmica em terracota (peça de argila cozida no forno, sem ser vidrada, embora, às vezes, pintada), cerâmica vidrada (cuja modalidade mais conhecida é o azulejo), grés (cerâmica vidrada, às vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, ...