Suas causas estão atreladas a um rápido processo de urbanização e intensificação dos deslocamentos populacionais do campo para a cidade e à formação dos grandes centros urbanos. Entre as consequências do inchaço das cidades estão a favelização e o aprofundamento da segregação socioespacial.
Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Resposta: As poluições causadas pelas pessoas. Explicação: Para resolvermos é preciso de acabar com as poluições do ar dos Rios das ruas etc.
São problemas comuns em países subdesenvolvidos muito urbanizados: a favelização, o aumento da criminalidade e a precária infraestrutura de moradia, educação, saúde, transporte coletivo e saneamento básico; além de problemas de ordem ambiental, como poluição do ar e da água, lixo urbano e enchentes.
O inchaço das cidades, provocado pelo acúmulo de pessoas, e a falta de uma infraestrutura adequada gera transtornos para a população urbana. As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social.
A questão da moradia – um sério problema social urbano – não se restringe à falta de habitações, pois envolve a ocupação de áreas de risco e as condições de infraestrutura nas áreas ocupadas. São considerados problemas sociais urbanos, exceto: ... e) Falta de habitações e infraestrutura para toda a população.
Taxas de natalidades muito altas, falta de biodiversidade, o ar fica mais pesado por causa dos veículos ou seja, mais pessoas em hospitais por causa de problemas respiratórios e em alguns países ou cidades não há hospitais ou profissionais suficientes, fome, desemprego...