modelo de Bohr
No modelo atômico atual (1926), a ideia de órbitas está definitivamente abandonada. Hoje se considera o elétron uma partícula-onda com trajetória desconhecida. Nesse sentido, pode-se falar em nuvem eletrônica, ou seja, o elétron seria uma partícula com posição desconhecida, mas ocupando uma região denominada orbital.
* Núcleo: Constituindo-se como a parte central do átomo, ele é compacto, maciço e muito denso, além de ser formado pelas partículas de maior massa, que são os prótons e os nêutrons. ... Isso significava que existiam partículas subatômicas positivas, que foram chamadas de prótons.
Dalton A. Descoberta do núcleo e seu tamanho relativo.
Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons. Ao redor do núcleo, estão os elétrons. Ao tratarmos sobre os conceitos de eletrização, podemos saber por qual processo os corpos adquirem cargas elétricas, ou melhor, ficam eletrizados.
A massa atômica dos elementos químicos resulta da média ponderada dos isótopos. Tomemos como exemplo dois isótopos de um elemento químico qualquer: 22X e 36X, onde 22 e 36 são suas massas.
Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa. Por outro lado, se o átomo perder elétrons, ele fica com carga positiva e é chamado de cátion.
Primeiramente, lembre-se que o número de massa (A) é a soma do número de prótons com o número de nêutrons. ... Por isso, já que A = prótons + nêutrons, podemos dizer que nada acontece, já que a perda ou ganho de elétrons não causa mudança significativa na massa do átomo.
O número de massa não se altera .. Creio que você esteja querendo saber sobre os íons certo ? íons são átomos que perdem ou ganham elétrons durante reações , eles se classificam como ânions ou cátions. -> Ânion ( íon negativo ) é o átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente.
Resposta. Resposta: Bom o número atômico diminui de 2 unidades e o número de massa diminui de 4 unidades.