Iniciada por Henrique VIII, a Igreja Anglicana foi o resultado da Reforma Protestante na Inglaterra.
Ficou conhecida pelo nome de reforma anglicana a decisão do rei inglês rei Henrique VIII, de mudar a religião oficial do país, tornando oficial uma igreja criada especialmente para tal propósito, com ritos similares ao do catolicismo, mas que teria como chefe supremo o monarca inglês no lugar do papa.
28 de janeiro de 1547
Eduardo VI
O rei inglês Henrique VIII rompeu com a Igreja Católica em 1534, após o papa Clemente VI negar-se a aceitar o pedido de divórcio do monarca inglês. Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão, nobre espanhola. ... Como o papa recusou-se a aceitar o divórcio, o monarca inglês conseguiu-o em um tribunal nacional.
Atos de Supremacia
Resposta. Explicação: A Igreja Anglicana. O criador foi Henrique VIII.
Igreja Anglicana
Os anglicanos acreditam na Santíssima Trindade e seguem, como todos os cristãos, as Sagradas Escrituras. Entre o catolicismo e o protestantismo, escolheram o caminho do meio.
O termo anglicano tem origem em ecclesia anglicana, uma expressão medieval latina datada de, pelo menos, 1246, e que significa Igreja Inglesa. Os adeptos do Anglicanismo são designados por anglicanos. A grande maioria dos anglicanos é membro de igrejas que fazem parte da Comunhão Anglicana internacional.
O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica. O Anglicanismo fez parte do movimento reformista, que buscava confrontar a Igreja, que ficou conhecido como Reforma protestante.
Em 1533 Calvino converteu-se ao Protestantismo e tornou-se um defensor da doutrina, tendo sido perseguido na altura da Inquisição. Finalmente, surge o Anglicanismo, de encontro às anteriores doutrinas, esta surgia como uma nítida expressão da supremacia do rei Henrique VIII. Leia também: Reforma Protestante.
Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante.
Lutero
Calvinismo foi uma doutrina religiosa criada na cidade de Genebra, na Suíça, por João Calvino (1509-1564). Considerado como um segundo movimento da Reforma Protestante, foi organizado por Martinho Lutero.
Philipp Schwartzerdt ("terra preta" em alemão, por isso adotou o Melanchthon, que significa o mesmo em grego). O filólogo e teólogo redigiu a Confissão de Augsburg (1530) e tornou-se o principal líder do luteranismo após a morte de Lutero.
Martinho Lutero (1483 – 1546) foi o grande idealizador da Reforma Protestante contra as práticas de simonia e a venda de indulgências. Lutero foi um jovem alemão que resolveu entrar para a vida religiosa após um milagre que salvou sua vida durante uma violenta tempestade.
Foi em Genebra que Calvino despontou como um personagem de grande importância dentro do protestantismo. ... Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento.
Martinho Lutero, em alemão: Martin Luther (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546), foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.