Mesacol® é indicado para o tratamento das doenças inflamatórias do intestino. Mesacol® é também indicado para o tratamento sintomático da doença diverticular do cólon, associado ou não com terapia à base de antibióticos como ampicilina/sulbactam ou rifaximina.
Em casos isolados, devido à alteração do trânsito e/ou acidez intestinal, pode ocorrer a eliminação do comprimido de mesalazina nas fezes, sem ocorrer sua completa desintegração. Nestes casos, a terapia deve ser reavaliada. Um número limitado de relatos de comprimidos íntegros nas fezes foi recebido.
Os efeitos colaterais relatados nos estudos de tolerabilidade geral foram geralmente leves e não mostraram aumento de incidência dependente da dose. Foram evidenciados distúrbios gastrointestinais (náusea, epigastralgia, diarreia e dores abdominais) e cefaleia.
O medicamento deve ser tomado de preferência sempre à mesma hora de cada dia, acompanhado ou não de uma refeição. É importante tomar os comprimidos de Mesacol® MMX® todos os dias, mesmo quando não tenha os sintomas da doença. Sempre termine o período de tratamento prescrito pelo médico.
Mesacol MMX é indicado como anti-inflamatório de ação local no tratamento da colite ulcerativa ativa leve a moderada, na fase aguda (indução da remissão) e na manutenção da remissão.
A pequena experiência de uso da mesalazina em outras formulações durante a gravidez não mostrou efeito prejudicial ao feto; entretanto, a mesalazina deve ser usada com cautela durante a gravidez e somente quando os benefícios para a mãe forem superiores aos riscos potenciais ao feto.
↪ "Mulheres com colite ulcerativa podem ter preocupações sobre o curso da doença durante a gravidez. No entanto, a condição não afeta, necessariamente, as chances de engravidar e, as mulheres com colite ulcerativa podem ter uma gravidez saudável e um parto seguro".
Flavio Steinwurz – Depende da bebida. Curiosamente, nos casos de colite ulcerativa, as bebidas fermentadas – cerveja, vinho, champanhe – devem ser evitadas não pelo teor alcoólico, mas porque a fermentação pode aumentar a diarreia.
De forma geral, é indicado que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos ao longo do dia e tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, assim é possível evitar mais inflamação no intestino e favorecer a recuperação.