crossorigin="anonymous">
O rizóforo é um tipo de caule aéreo que tem como característica principal o geotropismo positivo, crescendo em direção ao solo, no mesmo sentido da gravidade. Essa condição favorece o surgimento de raízes adventícias, importantes para o desenvolvimento de plantas no mangue.
O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema. Esses compostos são levados para todas as partes da planta, onde serão consumidos.
tubérculo
É o caule exclusivo das árvores. Os caules lenhosos designados por espique, estipe ou estípite são freqüentemente na linguagem corrente denominados de troncos. ... Mas espique também significa uma raiz que tem o caule com forma cónica e com ramos só a partir de certa altura.
Sem dúvidas, a principal característica dos cactos é a presença de um caule suculento e cheio de espinhos. Algumas espécies apresentam folhas bastante reduzidas e outras não apresentam nenhuma dessas estruturas.
Uma dessas espécies é o cacto, uma planta conhecida por sobreviver em locais extremamente secos. ... Ao contrário de alguns animais que se alimentam de outros animais ou plantas e daí tiram a umidade necessária para manter o organismo saudável, o cacto só pode retirar água das pouquíssimas chuvas e do solo seco.
Em geral, as folhas são a área em que uma planta mais perde água. Como não podem se dar a esse luxo, em vez de folhas os cactos têm estruturas modificadas, os espinhos. A pele espinhosa ainda ajuda na proteção contra animais à procura de um golinho d'água na polpa do cacto.
Os cactos reproduzem-se tanto por sementes como por estacas. ... Das muitas sementes que se encontram nos frutos dos cactos, só um número muito reduzido delas vão dar origem a plantas que irão atingir o estado adulto porque nem todas as sementes caem em locais sombreados e que germinam quando chegam as primeiras chuvas.