Emprega-se a letra x nos seguintes casos: - depois de ditongo: caixa, peixe, trouxa. - depois de sílaba inicial en-: enxurrada, enxaqueca (exceções: encher, encharcar, enchumaçar e seus derivados). - depois de me- inicial: mexer, mexilhão (exceção: mecha e seus derivados).
EMPREGO DO X E DO CH Deve-se empregar o "x" após os ditongos (encontros vocálicos = vogal + semivogal em uma mesma sílaba). Exemplos: ameixa, feixe, caixa, trouxa, frouxo, gueixa, peixe, peixada, queixo, queixada, eixo, baixo, encaixar, paixão, rebaixar etc.
A forma correta de escrita da palavra é relaxar, com x. A palavra relachar, com ch, está errada. O verbo relaxar é usado, principalmente, como sinônimo de descansar e se distrair, contudo apresenta outros sentidos, como: afrouxar, suavizar, enfraquecer, desleixar-se, perdoar, desobrigar e corromper.
Se pensamos na letra S (esse), veremos que ela representa dois sons diferentes, um som de na palavra SACA e outro na palavra CASA. Esse exemplo mostra que existem letras que representam mais de um fonema. Nesse caso, tanto o Ç (ce cedilha) quanto os SS (dois esses) representam exatamente o mesmo som.
Quando usar CH? Utiliza-se ch em algumas palavras de origem estrangeira, como salsicha, capricho, sanduíche,… e em palavras derivadas de palavras latinas escritas com pl, cl e fl, como chave, chuva, chumbo,…