Oscar Niemeyer
No entanto, somente em 1956 que Juscelino Kubitschek iniciou o projeto, logo após se eleger para presidência da República. A cidade foi inteiramente projetada através do Plano Piloto feito por Lúcio Costa e teve orientação arquitetural de Oscar Niemeyer, famoso por suas obras da arquitetura contemporânea.
Niemeyer
Desenvolveu o Plano Piloto de Brasília e, como Niemeyer, passou a ser conhecido em todo o mundo como autor de grande parte dos prédios públicos.
Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos indicados pelos Estados-membros da ONU que projetaram a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Oscar Niemeyer – A inspiração da natureza orgânica em obras abstratas. Oscar Niemeyer foi um dos principais nomes da arquitetura brasileira. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro e foi casado com Annita Baldo.
Oscar Niemeyer (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo.
No dia 21 de abril de 1960, no governo do presidente Juscelino Kubitschek (JK) foi inaugurada Brasília. Com o Plano Urbano de Lucio Costa – o Plano Piloto – e tendo como chefe da divisão de arquitetura Oscar Niemeyer, a realização de Brasília botava em prática inovações no campo de planejamento urbano e arquitetura.
Brasília é a cidade-símbolo de Juscelino Kubitschek,o JK, pois ele era o presidente quando ela foi construída, tendo sido JK um proponente e defensor da sua construção.
Resposta. Pois antes da construção de Brasília o foco era apenas na região litoranea, já que as antigas capitais do Brasil se localizavam no mesmo, e com a construção da capital brasil no centro oeste fez com que a população e a economia se expandisse mais e não focasse apenas em um local.
Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
mecanismos de defesa do café foram utilizados, dos quais o mais freqüente era a depreciação da moeda nacional nos momentos de queda dos preços de exportação. passou a comprar os excedentes de produção, financiado por empréstimos externos. mecanismos que impedissem o contínuo aumento da produção.
O II PND priorizava o aumento da capacidade energética e da produção de insumos básicos e de bens de capital. Engendrado e concretizado em meio a uma forte contração da economia mundial, aquele foi o mais elaborado plano econômico do ciclo desenvolvimentista.
O I Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado I PND (1972 - 1974), foi um plano econômico brasileiro. Foi instituído durante a ditadura militar, iniciada em 1964, pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici.
Uma das diretrizes propostas pelo PND era a redução da dependência do petróleo árabe, através do investimento em pesquisa, prospecção, exploração e refinamento de petróleo dentro do Brasil, e o investimento em fontes alternativas de energia, como o álcool e a energia nuclear.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO (PND)