D – para a designação dos profissionais diplomados (art. 1º e 4º do Decreto n.º 23.
Registro Profissional | CREA Para fazer o registro no Conselho Regional de forma regular, o requerente precisa comparecer a sede do CREA de sua região portando o diploma ou declaração de conclusão de curso, bem como o histórico escolar com notas e cargas horárias.
É o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar as atividades profissionais da engenharia, agronomia e suas ramificações (técnico em Edificações, paisagista, etc). Ele é o maior conselho de fiscalização de exercícios profissional da América Latina.
1º, o CONFEA é a instância superior de fiscalização e aprimoramento do exercício profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, da Meteorologia e de áreas afins.
Crea, ou Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, é o órgão responsável por fiscalizar e regulamentar atividades profissionais da engenharia, agronomia e suas ramificações (técnico em Edificações, paisagista, etc). O Crea é o maior conselho de fiscalização de exercícios profissional da América Latina.
Os Conselhos regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) são entidades pertencentes à esfera estadual e constituem a manifestação regional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sendo responsáveis pela fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica em âmbito regional.
As principais funções do CREA é verificar, orientar e fiscalizar os exercícios profissionais com o objetivo de defender a sociedade das práticas ilegais dos ofícios que são abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA. Além de promover a valorização profissional e garantir a primazia dos exercícios das atividades profissionais.
Um engenheiro civil, de acordo com o CONFEA, é o profissional que se responsabiliza em montar e executar um projeto de construção. Não importa em qual segmento, um engenheiro civil tem um contato próximo ao solicitante do projeto a fim de conhecer todos os detalhes e necessidades que precisam constar na construção.