As mitocôndrias tem na estrutura partículas sintetizadoras, matriz, espaço intermembranoso, ribossomos, cristas, grânulos, DNA próprio (chamado também de DNA mitocondrial) e a membrana externa e a interna. A matriz corresponde a um fluido presente no interior das mitocôndrias.
Pontos Principais: Mitocôndrias são as "usinas de energia" da célula, quebrando moléculas de combustível e capturando energia na respiração celular. Cloroplastos são encontrados em plantas e algas. Eles são responsáveis pela captura de energia luminosa para fabricar açúcares na fotossíntese.
mitocondria = organela onde ocorre o ciclo de krebs, para produção de energia a partir da glicose. cloroplasto = organela vegetal onde está a clorofila, que armazena a energia solar para a produção de glicose durante a fotossintese.
Os cloroplastos são organelas que fazem parte de um grupo conhecido como plastídios. ... No caso dos cloroplastos, o pigmento encontrado em maior quantidade é a clorofila, um pigmento verde.
Mitocôndrias e cloroplastos possuem capacidade de autoduplicação; IV. Os ribossomos encontrados em mitocôndrias e cloroplastos são semelhantes aos de procariontes e diferentes dos encontrados em eucariontes; ... Mitocôndrias e cloroplastos possuem tamanho semelhante ao das bactérias.
A mitocôndria e o cloroplasto são organelas bastante peculiares. Essas duas organelas citoplasmáticas possuem uma característica que as demais não possuem: a presença de material genético próprio.
a) As mitocôndrias produzem a adenosina tritosfato (ATP). A redução na produção de ATP prejudica a condução do impulso nervoso e consequentemente a contração muscular, fenômenos que necessitam de grandes quantidades de energia.
Como o músculo cardíaco está em constante movimento, ele bate 24 horas por dia, tem movimentos involuntários e ininterrupto, sendo assim, ele precisa de mais mitocôndrias (as mitocôndrias produzem energia para a célula (respiração celular)).
c) Todas as organelas dependem das mitocôndrias porque estas produzem energia (ATP) através da respiração celular aeróbica. Essa energia é utilizada pelas outras organelas para realizarem suas funções.
As mitocôndrias estão relacionadas com a produção de energia para a célula, um processo conhecido como respiração celular. Nessas organelas ocorrem algumas etapas desse importante processo, que garante a oxidação de moléculas orgânicas e a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato).
Listadas abaixo estão quatro maneiras de estimular naturalmente suas mitocôndrias.
Para proteger as mitocôndrias, opte por alimentos ricos em carnitina, complexo Becoenzima Q10 como salmão, brócolis, castanhas, maçã, frutas cítricas, quinoa e cereais. A própria atividade física pode ser inimiga das mitocôndrias, já que o alto consumo de oxigênio durante os exercícios promove a oxidação das células.