Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
As teorias não críticas, por alguns denominadas de concepções redentoras de educação ou de otimismo pedagógico, ou, ainda, de otimismo ingênuo, concebem a educação com grande margem de autonomia em relação à sociedade e, portanto, procuram entender a educação por ela mesma.
Pedagogia progressista é um termo utilizado para designar as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. ... Na verdade, é dessa integração que resultarão os princípios de um novo projeto de fazer pedagógico.
Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional? ... Porque o governo cria sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.
Assinale a alternativa correta. Nota: 10.
Resposta: Quando falamos em avaliação, o docente precisa se atentar tanto aos critérios qualitativos, quanto aos quantitativos, assim como os demais resultados ao longo do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação deve ser desenvolvida com uma abordagem que consiga avaliar de acordo com o momento de aprendizagem.
Os resultados da produção e rendimentos da aprendizagem dos alunos; A construção de um ambiente integrador, ético e transparente; A definição do processo de formação continuada na escola; O processo de articulação, participação e diálogo com a comunidade.
O que é o Sinaes Criado pela Lei n° 10.
A avaliação institucional, que é um processo permanente, tem como principal função inventariar, harmonizar, tranquilizar, apoiar, orientar, reforçar e corrigir os aspectos avaliados. ... Assim, a avaliação institucional possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição.
A avaliação institucional constitui-se como um processo sistemático de discussão permanente sobre as práticas vivenciadas na escola, intrínseco à construção da sua autonomia, já que fornece subsídios para melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do seu trabalho.