Grávidas sentem mais calor. Isso acontece principalmente por causa da progesterona. O hormônio aumenta a temperatura basal – que é a temperatura do corpo medida imediatamente após a pessoa acordar – de 0,5 a 1,0ºC.
Normalmente, a temperatura varia de cerca de 97°F/36.
Leve aumento na temperatura basal, que é a temperatura do corpo da pessoa assim que acorda, antes mesmo de levantar. Durante o período fértil, a temperatura tende a ser 0,5 graus mais elevada que o comum por causa do aumento dos níveis do hormônio progesterona. O nome do hormônio é sugestivo: pró-gestação.
Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.
As mulheres com ciclos regulares, mesmo que não entre 28 e 30 dias, também podem estimar com alguma precisão o dia da próxima ovulação. Como já explicamos, a ovulação costuma ocorrer 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, se o ciclo é bem regular, é possível prever o primeiro dia da próxima menstruação.
Ovulação é o nome do processo que ocorre normalmente uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais estimulam um ovário a liberar um óvulo. Você pode engravidar apenas se um espermatozoide fertilizar um óvulo. A ovulação geralmente ocorre de 12 a 16 dias antes do início da próxima menstruação.
Temperatura corporal basal Uma queda na temperatura ocorre 24-36h após a ovulação; um aumento de cerca de 0,5 graus Celsius ocorre um-dois dias após a ovulação e continua por todo o restante do ciclo. O terceiro dia após o aumento marca o final do período fértil (BENSON, 1976).
O teste de ovulação fica positivo com o aumento do hormonio LH. Este provoca a ovulacao 36 a 40 horas depois. A secrecao do colo (muco) fica prenete durante os 3 a 4 dias antes da ovulação e 1 dia depois.
Os testes para ovulação detectam a presença do hormônio LH, que apresenta pico (elevação) de 24 horas antes de o óvulo ser liberado por um dos ovários.
Como saber se eu estou ovulando?
Dor de ovulação, às vezes também chamada de dor do meio do ciclo, pode surgir como uma dor aguda ou como uma cólica suave e acontece do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo (1–3). Geralmente acontece entre 10-16 dias antes do início da menstruação e não é perigosa, além de ser normalmente leve.
Em torno de dois dias, o muco se torna mais elástico e mais claro. À medida que o estrogênio atinge o pico, 1–2 dias antes da ovulação, o muco cervical geralmente se assemelha a uma clara de ovo crua que você pode esticar por alguns centímetros entre o polegar e o dedo indicador (4,5).
Nos dias da ovulação, a vagina fica mais úmida e o muco cervical torna-se mais cristalino, transparente e elástico, semelhante à clara de ovo, e por isso, a presença desse muco indica que a mulher está fértil.
Como fica o muco cervical após a ovulação? Após a ovulação, caso não ocorra a fecundação, o óvulo desintegra-se e o muco readquire a sua consistência habitual: torna-se mais escasso, espesso e pegajoso, características que o tornam novamente adverso à correta deslocação dos espermatozoides.
Corrimento vaginal na gravidez Outro fator que aumenta o volume de corrimento na gravidez é a maior aporte e sangue para região vaginal. O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco.