A larva dos anfíbios anuros, conhecida como girino, possuem características bem diferentes do adulto: girinos são aquáticos, adultos são terrestres; girinos respiram por brânquias, adultos tem respiração pulmonar. Guardadas as devidas diferenças, são como as borboletas.
Os anfíbios possuem três estruturas para a respiração: os pulmões, as mucosas da faringe e da boca e a pele. Os pulmões são constituídos de duas bolsas sem divisão interna. Quando ainda em fase larval, respiram por brânquias.
Então, podemos distinguir quatro tipos de respiração dos anfíbios:
No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar.
Grupo dos sapos, rãs, pererecas, salamandras, cecílias e cobras-cegas. Os anfíbios são animais vertebrados que, ao contrário dos répteis, possuem o corpo sem escamas.
Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).
No Brasil são atualmente conhecidas 517 espécies de anfíbios. Características: O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável.
Entre os principais mamíferos podemos citar: homem (ser humano), baleia, porco, boi, cachorro, gato, girafa, cavalo, leão, rato, canguru, elefante, macaco, urso, anta, onça, raposa, leopardo, lontra, peixe-boi, cervo, javali, lobo guará, jaguatirica, dromedário, camelo, alpaca, lhama, vicunha, puma e doninha.
A baleia é um mamífero marinho. Respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Por isso, precisa subir à superfície para pegar oxigênio. Como tem de ficar bastante tempo embaixo d'água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.
Como as baleias amamentam no fundo do mar? Para amamentar, as baleias ficam próximas à superfície, mas sempre dentro da água. As glândulas mamárias desse mamífero são alongadas e se distribuem por toda a barriga (da cabeça ao ânus). Com isso o animal consegue produzir bastante leite.
As baleias são animais que se reproduzem por meio de fecundação interna, ou seja, o macho introduz o espermatozoide dentro do corpo da fêmea. O filhote desenvolve-se dentro do útero da fêmea, e o tempo de gestação varia de acordo com cada espécie, entretanto, a média é de onze a doze meses.
Para amamentar, as baleias ficam próximas à superfície, mas sempre dentro da água. ... Nas baleias, as glândulas mamárias ficam dentro de fendas. E com isso seus filhotes não se conectam às mães. Eles dobram a língua para beber jatos de leite, que, gorduroso, não se mistura com a água.
200 litros
A orca, o boto cinza, o boto-cor-de-rosa, o golfinho e o cachalote descansam fazendo um movimento de sobe-e-desce na água. Nesse zigue-zague, voltam à superfície para respirar e continuar relaxando. Já as baleias verdadeiras, as maiores dos oceanos, como a azul, a jubarte e a franca, costumam 'cochilar' na superfície.
A baleia-comum é um filtrador, alimentando-se de pequenos cardumes de peixe, lulas e crustáceos incluindo misidáceos e krill. ... Ela então fecha suas mandíbulas e empurra a água de volta para fora através de suas barbas de baleia, o que permite que a água escoe enquanto captura as presas.
krill
Krill - o alimento base das baleias Chamamos de krill alguns crustáceos diminutos, normalmente transparentes, que habitam os oceanos de todo o mundo. Esses animais formam grupos de milhares e milhares de indivíduos que podem se estender por quilômetros.
Mergulhador é engolido por baleia e diz: 'abriu a boca para me cuspir'; veja vídeo. O mergulhador profissional sul-africano Rainer Schimpf foi engolido por uma baleia na cidade de Porto Elisabete, na África do Sul.