31 de dezembro de 1964
Os bancos comerciais, sejam eles públicos ou privados, submetem-se às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e são fiscalizados pelo Banco Central do Brasil (Bacen).
O Bacen tem o intuito de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional no país e tem a responsabilidade de regulamentar o sistema financeiro. Sendo o responsável pela regulamentação, ele controla as instituições financeiras que podem ou não operar no Brasil.
Banco central é a instituição de um país à qual se tenha confiado o dever de regular o volume de dinheiro e de crédito da economia2. Essa atribuição dos bancos centrais geralmente está associada ao objetivo de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.
Os bancos são instituições essenciais à manutenção do comércio (atividades comerciais), porque além de oferecer serviços financeiros, facilitam transações de pagamento e oferecem crédito pessoal, ajudando no desenvolvimento do comércio nacional e internacional.
Banco do Brasil
O Banco Central do Brasil é uma instituição tradicional e que tem mais de meio século de atividade na regulação do sistema financeiro do país. Além de fiscalizar a atuação das instituições financeiras, o Bacen tem uma importância estratégica na transparência das operações de crédito e investimentos.
O Banco Central é o principal responsável por desenvolver a política monetária para a economia do país, por meio das funções que realiza. ... A principal variável que o BC procura controlar e manter estável é a inflação, através de políticas de controle da moeda e das taxas de juros.
Quando o BC quer derrubar as taxas de juros do mercado, ele simplesmente injeta dinheiro nessa ciranda de empréstimos. Como ele faz isso? Comprando aqueles títulos públicos que os bancos usam como poupança. O BC chega e oferece uma grana sedutora pelos títulos que o Itaú tem, por exemplo.
Os bancos, públicos e privados, submetem-se às normas editadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que, por meio do Banco Central do Brasil (Bacen), faz cumprir as determinações.
Entre as instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, encontram-se:
Os bancos, então, captam dinheiro de duas formas: por meio dos depósitos que fazemos na conta corrente, os quais eles não pagam juros nenhum, e oferecendo aos emprestadores o pagamento de uma taxa de juros próxima a Selic.
Um banco central independente evita ações precárias como o uso de oportunidades, acabando com as dotações extra-orçamentárias que, assim , devem ser buscadas no mercado de crédito, evitando a emissão de moedas. A possibilidade de obtenção de recursos adicionais, via pressão política, é nula.
Em Filosofia, autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
“O Banco Central tem a missão de assegurar a estabilidade da moeda e do sistema financeiro, o que é fundamental para o crescimento da economia, do emprego e da renda”, explica Nóbrega. ... A definição da Selic deve ter critérios técnicos, o que reforça os argumentos de quem defende a bandeira da autonomia do Bacen.