O motivo do cancelamento é a entrada em vigor do uso das normas internacionais, que possuem um maior numero de símbolos permitindo assim o desenho de instalações complexas, diminuindo as possibilidade de erros de interpretação, como ja aconteceu para os diagramas industriais.
A NBR 5444 foi criada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) em 1989, com o objetivo de estabelecer os símbolos gráficos referentes às instalações elétricas prediais usadas em projetos elétricos.
Como fazer instalação elétrica residencial? Passo a passo completo!
Esses pontos deverão ser distribuídos na planta de elétrica tendo como convenção a simbologia da NBR-5444/89, que é a norma vigente para simbologia em instalações prediais.
deve se atribuir, no mínimo 600 watts por ponto de tomada, até 3 tomadas. deve se atribuir 100 watts para os excedentes. Demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100 watts por ponto de tomada.
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
Existe inúmeras opções de tipos de luminárias ou lâmpadas, mas de qualquer forma o circuito será o mesmo só verifique a quantidade de luminárias que você colocará naquele circuito. Não pode ultrapassar os 10A que é a corrente máxima que os interruptores comum suporta.
Posso ligar outras lâmpadas no mesmo circuito do interruptor? sim pode desde que a somatória total das lâmpadas não ultrapasse os 10A, que é a corrente máxima que o interruptor suporta.
Como ligar duas lâmpadas em paralelo
Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Como instalar um interruptor paralelo bipolar
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Ligue o fio terra no pino do meio. Fixe o fio fase por um lado e o neutro por outro lado. Parafuse os fios nos respectivos pinos. Após parafusar o suporte, encaixe a tomada/o interruptor.
Faça a derivação no condutor de fase, dessa forma obtendo duas pontas que vamos chamar de A e B. Conecte a ponta A no borne esquerdo do interruptor e a ponta B no borne direito da tomada. Para finalizar as conexões do interruptor conecte o condutor de retorno no borne direito do interruptor.
O FIO FASE deve-se ligar ao interruptor e na lâmpada um FIO NEUTRO (caso a voltagem fosse 220v, utiliza-se outro FIO FASE). O condutor de RETORNO deve ligar a lâmpada ao interruptor, como no desenho: *Atenção! Para iluminação de baixa tensão deve-se utilizar uma bitola mínima de 1,5mm.
Se ao mudar um dos fios, a lâmpada passou de luminosidade fraca para forte, significa que o fio que estava encostada era um neutro e o fio que esta encostada agora é uma fase. Quando ela estiver mais forte significa que os fios que esta encostada são duas fases e quando estiver mais fraca é uma fase e um neutro.
Na instalação doméstica é isso que ocorre: se pegarmos qualquer fase e o neutro teremos 110 V, e se pegarmos as duas fases, como estão em oposição, teremos 220 V. ... Uma das fases e o neutro são usados para alimentar o circuito das tomadas de energia que vão distribuir-se pela casa.
Geralmente, os fios da tomada podem ser identificados pelas seguintes cores: azul claro (neutro), verde ou verde com amarelo (terra) e vermelho, preto ou marrom (fase). Atenção: siga sempre as cores indicadas nas normas ABNT.
As tomadas com dois pinos podem ser ligadas sem se preocupar com a polaridade, pois elas foram projetadas para aceitar qualquer inversão, mas se você tirar a tomada e colocar imediatamente invertendo, podem acontecer centelhas da carga que fica retida no aparelho por até alguns minutos.
De acordo com a norma da ABNT NBR 14136, a posição correta de uma tomada é com o cabo terra no ponto central superior, com o neutro à esquerda (se houver) e a fase à direita.
Se você tiver três fios na caixa (preto, branco e cobre), precisará conectar um fio terra. Se você tiver apenas dois fios e uma tomada de dois pinos, poderá aterrar a tomada conectando um receptáculo de GFI ou GFCI. Esse esquema supõe a instalação de um fio terra na tomada e o aterramento da caixa da tomada.