As Atividades Rítmicas podem ser definidas como o estudo dos ritmos nas suas mais variadas formas. Tendo como objetivo principal, favorecer ao indivíduo oportunidade de perceber a si próprio e ao mundo que o rodeia.
As atividades rítmicas e a dança são conteúdos da Educação Física escolar, uma vez que integram a cultura corporal de movimento. ... No entanto, o que presenciamos geralmente, é que tais conteúdos são raramente desenvolvidos no ambiente escolar e, quando são a ênfase consiste apenas nas vivências de forma descompromissada.
Essas atividades proporcionam a busca pelo conhecimento do corpo e de sua capacidade de expressão, isso permite a criança uma melhor forma de se comunicar, refletindo e trocando experiências. É através do corpo que transmitimos alegria, dor, medo, prazer, raiva, entre outros sentimentos (BRASIL, 1998).
Resposta. Resposta: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Saber executar habilidades de acordo com suas capacidades, interesses e necessidades, conhecer e apreciar manifestações culturais e explorá-las com criatividade e estabelecer relações positivas consigo e com o ambiente − aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Todos os estilos de dança trazem benefícios como aumento da flexibilidade, aprimoramento da coordenação motora, melhora cardiorrespiratória, aumento da circulação sanguínea, equilíbrio da pressão arterial, ativação do sistema linfático, otimização do condicionamento aeróbico e o principal, libera endorfina.
A Dança do hip hop é uma forma divertida e eficaz para queimar calorias e obter o exercicio para o coração. Esta rotina de alto impacto cardio envolve todo o corpo e ajuda a construir o tônus muscular.
A prática alia ganhos na coordenação motora, flexibilidade e condicionamento físico, além de interação cultural e social. O professor Henrique Bianchini explica os benefícios físicos que a dança urbana de rua trás e que pode ser praticada por qualquer pessoa.
Coreografias de dança de rua ou dança urbana de diferentes estilos ligados à cultura Hip Hop, que promovem desenvolvimento e aprimoramento das capacidades físicas e motoras como coordenação, lateralidade, força, flexibilidade, resistência e agilidade.
“O Street Dance trabalha algumas habilidades motoras, como a coordenação, equilíbrio e ritmo. Além de desenvolver expressão corporal e conscientização de equipe”, explica o professor, afirmando que “o Street Dance é uma aula desafiadora.
A dança contribui para trabalhar as capacidades físicas como: coordenação, equilíbrio, ritmo, estresse, postura, socialização e faz com que os alunos explorem o espaço e manipulem os gestos e seus movimentos, facilitando a integração entre os participantes e a convivência e o respeito às diferenças.
Como a dança fortalece os músculos inferiores?