EQST

O Que Um Parto A Termo?

O que é um parto a termo?

Já uma gestação a termo significa que o parto foi feito no tempo certo e que o recém-nascido terá menos probabilidade de sofrer com problemas respiratórios e de outros sistemas, além de ter mais facilidade em se desenvolver nos primeiros dias de vida.

É normal o bebê nascer de 41 semanas?

Com 41 semanas de gestação, o bebê está completamente formado e pronto para nascer, mas se ele ainda não nasceu, é provável que o médico aconselhe a indução do parto para estimular as contrações uterinas, até no máximo 42 semanas de gestação.

O que é pós Datismo gestacional?

Pós-datismo é a gestação que se prolonga por ≥ 42 semanas. Vigilância pré-natal deve ser considerada na 41ª semana. Deve-se considerar indução do parto após 41 semanas e é recomendada após 42 semanas. A estimativa precisa da idade gestacional é essencial para o diagnóstico de pós-datismo.

O que é Dismaturidade?

O termo pós-maduro deve ser usado para descrever o recém-nascido com reconhecidas características clínicas que indicam uma gestação patologicamente prolongada, tais como: pele enrugada com descamação segmentar, um corpo longo, magro, sugerindo emaciação, unhas longas, aspecto alerta, mais velho e preocupado (síndrome ...

Quando encaminhar gestante para maternidade?

Segundo o manual do Ministério da Saúde, quando o parto não ocorre até a 41º semana, é necessário encaminhar a gestante para a avaliação do bem-estar fetal, incluindo avaliação do índice do líquido amniótico e monitoramento cardíaco fetal (2).

Quais exames devem ser solicitados na primeira consulta do Pré-natal?

Durante a primeira consulta são pedidos exames pré-natais como tipagem sanguínea, fator Rh e Coombs indireto (em caso de Rh negativo), para identificar o risco de incompatibilidade do sistema Rh do sangue materno e fetal (quando o fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo).

Quando encaminhar ao Pré-natal de alto risco?

Se não houver controle glicêmico adequado em 2 semanas (glicemia capilar em jejum < 95 mg/dl ou 2 horas após a refeição < 120 mg/dl) orienta-se iniciar tratamento farmacológico e encaminhar ao Pré-Natal de Alto Risco.

Quando uma gravidez é considerada de alto risco?

Uma gestação é considerada de alto risco quando há chances de complicações na gravidez ou no parto que representem perigo para a mãe, para o bebê ou para os dois. Nestes casos, o acompanhamento médico durante o pré-natal deve ser intensificado e detalhado.

O que é categoria de risco C?

Risco C - Não há estudos adequados em mulheres. Em experiências animais ocorreram alguns efeitos colaterais no feto, mas o benefício do produto pode justificar o risco potencial durante a gravidez. Exemplos: Hepatilon, Gamaline V, Pravacol, Desonida, Tolrest.

Quais são as emergências obstétricas?

Dentro os tipos de urgência e emergência obstétricas abordados nos artigos, as mais citadas foram a pré-eclâmpsia, a eclâmpsia e a síndrome hipertensiva. As menos citadas foram a aminiorrexe prematura, a placenta prévia, a infecção do trato urinário e as hemorragias.

Quais são as complicações obstétricas?

FONTE: As autoras. Das complicações obstétricas relatadas as mais frequentes foram trabalho de parto prematuro 17%, hemorragias pós-parto 17%, sofrimento fetal 11%, crescimento intrauterino restrito 11% e infecções do trato urinário 11%.

O que é considerado parto de urgência?

São aqueles atendimentos que tratam de situações resultantes de "acidentes pessoais" ou "complicações no processo gestacional". É quando uma situação não pode ser adiada, pois se houver demora há riscos para a mãe e para o bebê.

São sinais de complicações materno fetais?

As principais complicações incluem: parto prematuro, placentação anormal, crescimento intrauterino restrito (CIUR), rotura prematura das membranas ovulares (RPMO), morte fetal intrauterina, diabetes gestacional (DMG) pré-eclâmpsia (PE).