Esse sistema político surgiu a partir dos interesses da burguesia emergente. O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.
Em que condições históricas ele surgiu: O absolutismo monárquico significou uma grande concentração de poder político e riquezas na mão do rei, em uma época em que o comércio se expandia e a burguesia ( cidades ) acumulava riqueza.
Segundo a lenda, o primeiro rei nasceu em segredo, filho de uma mãe sacerdotisa. Ela o deixou à deriva em um rio, onde foi encontrado por um homem comum. Sua história ainda chama a atenção de muitas pessoas.
Assim os homens mais fortes, sábios, eram escolhidos como representantes e líderes, fazendo com houvesse algum tipo de representante com supostamente maiores qualidades do que a deles, e assim surgiram os primeiros governantes.
Resposta. Resposta: porque eles eram responsáveis pelo povo, ou feudo, passado de pai para filho, a liagem real era a que comodavam todo o local que lhe pertencia, podendo conquistar mais territórios com lutas, guerras e conflitos.
Para governar absoluto, o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder. Vamos ver o que pensavam alguns desses teóricos?
No principio o homem pré-histórico vivia praticamente sozinho, depois formaram bandos e com as descobertas começaram a se organizar formando os líderes, com os mais fortes e os mais inteligentes. As comunidades foram crescendo e a necessidade de líderes mais poderosos. Aí vieram os primeiros reis e governantes.
As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.
A opinião dominante entre os cientistas sobre a origem dos humanos anatomicamente modernos é a "hipótese da origem única", que argumenta que o Homo sapiens surgiu na África e migrou para fora do continente em torno de há 50000 a 100000 anos, substituindo as populações de Homo erectus na Ásia e de Homo neanderthalensis ...
De acordo com um estudo publicado hoje (28) na revista científica Nature, os primeiros Homo sapiens sapiens — subespécie que originou o homem atual — surgiu na porção norte da Botsuana, país ao sul do continente africano.