Os equipamentos sociais são a estruturação destas ações, é um instrumento das redes que objetiva basicamente fortalecer a população local, minimizar os problemas sociais existentes, ser um local de articulação de políticas socais.
§ 2o Consideram-se equipamentos públicos comunitários as instalações e espaços de infraestrutura urbana destinados aos serviços públicos de educação, saúde, cultura, assistência social, esportes, lazer, segurança pública, abastecimento, serviços funerários e congêneres.
Os equipamentos sociais são lugares de vivência colectiva, onde infecções cruzadas podem facilmente ocorrer devido ao contacto próximo entre pessoas, ou seja, patógenos são transmitidos de uma pessoa para outra; A fonte de infecção pode ter sido de funcionários, visitantes ou utentes dos serviços (tal como utentes ...
A escola, como um dos principais equipamentos sociais, tem sido desafiada cotidianamente em articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social do aluno, ou seja, seus problemas e necessidades sociais.
O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
Conhecido por assistente social, cabe a esse profissional compreender a realidade dos indivíduos presente nos problemas sociais como: a violência, desemprego, preconceito, discriminação, exploração do trabalho infantil diante das demandas existentes na saúde, habitação, educação, entre outras, e colocar em prática as ...
A principal contribuição da pesquisa para o serviço social seria propiciar a construção de tipologias, de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das ciências sociais em princípios para o exercício da prática profissional.
O assistente social tem hoje o papel fundamental na busca por justiça social, no processo de materialização e acesso aos direitos para enfrentar as demandas sociais e atuar na construção dos programas sociais necessários para minimizar tais desigualdades.
Por meio da instrumentalidade, os profissionais objetivam a sua intencionalidade em respostas profissionais, modificando as condições objetivas e subjetivas. Dessa forma, a instrumentalidade é condição necessária do processo de trabalho do Assistente Social. Compreendemos que o trabalho é a protoforma do ser social.
Serviço Social a) A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos, constitui-se em uma condição concreta de reconhecimento social da profissão.
São instrumentos diretos:
As técnicas usadas na entrevista são o acolhimento, questionamento, clarificação, reflexão, exploração e aprofundamento, silêncio sensível, apropriação do conhecimento e a síntese integrativa. O acolhimento diz respeito ao momento em que as partes se apresentam uma à outra.
Entenda quais são as etapas do processo seletivo
O desafio que está posto diante das relações complexas que perpassam a realidade social consiste em proporcionar uma formação política, ética e crítica de qualidade aos assistentes sociais para que consigam no cotidiano profissional atender satisfatoriamente as demandas que lhe são colocadas.
A visita domiciliar é um instrumento técnico-metodológico utilizado pelo assistente social que facilita a aproximação do profissional à realidade do usuário.
Para realização da visita domiciliar seguimos algumas etapas até sua concretização, entre estas estão: Planejamento, Execução, Registro dos Dados e Avaliação.
A visita domiciliar é o instrumento de realização da assistência domiciliar. O enfermeiro é um dos profissional mais atuante e próximo à equipe isso possibilita o apoio e coordenação das atividades e o planejando junto com a equipe às intervenções necessárias a saúde do usuário.
Executando. Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
Conforme Oliveira e Berger(6) existem quatro diferentes classi- ficações, são elas: a visita chamada, que é um atendimento realizado na casa do indivíduo ou família, por este ou esta possuir algum tipo de limitaçãod ; as visitas periódicas, que são feitas para indivíduos ou famílias que ne- cessitam de acompanhamento ...
Relatório da Visita Domiciliar O relatório deve ser claro, objetivo, sintético, ter uma sequência lógica e ser iniciado com as informações colhidas, seguido das observações feitas e, por fim, das intervenções realizadas.
O paciente tem direito à segurança e integridade física, respeitados os recursos e procedimentos de segurança estabelecidos e as instalações do domicílio.